Polícia

Nacional – Bandido faz reféns e tenta fuga alucinada no interior do Ceará

Uma tentativa de assalto, nesta quarta-feira, acabou se transformando em crime de extorsão mediante cárcere privado, seguido de sequestro, que durou longas horas, na cidade de Sobral, a 233Km de Fortaleza, Ceará.

Um ex-presidiário, recém-saído da cadeia através do Mutirão Carcerário, invadiu uma residência, na zona central de Sobral, e, com a suposta cumplicidade da diarista da residência, manteve três pessoas como reféns, entre elas, um bebê de apenas cinco meses de vida; além de sua babá, e um rapaz de 18 anos. 

 
O assaltante, identificado como Manuel Diego de Jesus, armado com um revólver, invadiu o imóvel, situado no bairro Cidao, a poucos metros da Delegacia da Polícia Federal. Ele exigia dinheiro e que a dona da casa, a comerciante Francineide Botelho, saísse dali para ir ao banco sacar uma quantia aproximada de R$ 17 mil.

Desesperada, a mulher não cumpriu a ordem do criminoso e, ao invés disso, comunicou o fato à Polícia Militar. Em poucos minutos, a casa foi cercada por policiais civis e militares. O assaltante, em companhia da diarista, permaneceu irredutível e exigiu, a princípio, um notebook e uma câmera fotográfica digital. 

 
O comandante do 3º BPM (Sobral), tenente-coronel PM Gilvandro Oliveira, assumiu a negociação com o bandido. Por volta das 18 horas, o sequestrador libertou o rapaz de 18 anos – que fora amordaçado pela diarista – e passou a exigir também R$ 10 mil e um carro para fugir. 
 
Com o anoitecer, a situação foi ficando cada vez mais tensa. O pai da criança, que estava em Fortaleza, retornou a Sobral para acompanhar as negociações. Por volta das 18h15 chegou àquela cidade, de avião, o superintendente da Polícia Civil do Ceará, delegado Luiz Carlos Dantas, especialista em “gerenciamento de crises”.

Liberação e fuga

Por volta das 22 horas, o bandido liberou a diarista e saiu da casa com a arma engatilhada na cabeça do bebê, que estava nos braços da babá. 

 
O delegado Dantas dirigiu o carro exigido pelo sequestrador. O bandido embarcou com os reféns no banco traseiro. O automóvel seguiu em fuga pela BR-222, em direção ao Piauí. Mas, alguns quilômetros depois, o assaltante decidiu retornar para Sobral, sendo acompanhado por um comboio de viaturas da Polícia e carros da Imprensa.

De volta a Sobral, o veículo foi cercado. Sem chances de prosseguir na fuga alucinada, o criminoso se entregou. A criança e a babá foram resgatadas ilesas após a longa agonia. 

Fonte: Diário do Nordeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: