Serviços

Uefs – Atividades marcam a Semana Nacional do Idoso

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveu entre sexta e sábado atividades de integração com idosos.

Uma série de atividades movimentou o campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), sexta e sábado (3), em alusão à Semana do Idoso. Na manhã de sexta-feira foi realizada a abertura do evento com a presença de integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), idosos da zona rural de Feira de Santana e de cidades como Serrinha e Irará. Participaram, ainda, representantes da sociedade civil e comunidade interna da Uefs.

Durante o dia, foi realizado o encontro para a criação do Fórum Permanente Intermunicipal da Pessoa Idosa, no anfiteatro da Uefs, módulo 2, e pela manhã foi realizado o II Jogos Olímpicos da Terceira Idade, no Parque Esportivo da Uefs. Já no sábado (3), o dia será reservado para o IV Simpósio do Idoso: na Fluidez do Envelhecer.

Aproximadamente mil idosos vindos de vários municípios da região de Feira de Santana participam do evento. Nos Jogos Olímpicos, os idosos participaram de diversas modalidades esportivas e sociais, como arremesso de peso, boliche, pólo aquático, futebol de pano de chão, natação, corrida aquática, jogo da velha e da memória, além de brincadeiras como “qual é a música?” e “soletrando”.

Para a coordenadora da Uati, Irlana Jane Menas da Silva, o objetivo do fórum é “montar um grupo para definir ações para garantir os direitos da pessoa idosa. O coordenador do Grupo Caminhada, Marcos Moreira, acrescentou que “existe o estatuto do idoso, mas é necessário dar ritmo a ele. A estrutura social exclui o idoso e esse quadro precisa mudar”, disse.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Uati, o Programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo Caminhada e a Arquidiocese de Feira de Santana.

Atualmente, 682 idosos fazem parte da Uati. O programa existe há 17 anos e, desde então, vem contribuindo para a reinserção do idoso no contexto social e na construção da autonomia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas