Educação

Universidades baianas alteram datas das provas por causa do Enem

Com o ENEM remarcado para os dias 5 e 6 de dezembro, algumas universidades baianas já anunciaram mudanças na data do vestibular.

Por coincidirem com a nova data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – marcadas para 5 e 6 de  dezembro, a partir de 13h –, três universidades baianas alteraram os dias dos seus vestibulares.

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que aplicaria as provas em 6 e 7 de dezembro, informou que as avaliações irão acontecer em até uma semana após o Enem.Segundo Amélia Tereza  Maraux, vice-reitora da Uneb, a nova data  será publicada nos próximos dias.

A Escola Bahiana de Medicina e a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) também alteraram as suas seleções. A Ucsal vai ter provas nos dias 28 e 29 de novembro, enquanto a Bahiana ainda não tem dia previsto. No país, mais sete universidades mudaram suas provas: UFSC (Santa Catarina), UnB (Brasília), UEL (Londrina), Unesp (São Paulo), UFJF (Juiz de Fora), UFMG (Minas Gerais) e UFC (Ceará).

A data do novo exame foi remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro, e contará com uma força-tarefa que atuará na segurança e logística do processo, incluindo os Correios e a Polícia Federal.

Contratos

Após a fraude, o Ministério da Educação rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do Enem. A empresa, porém, nega falhas na segurança. O Connasel é presidido pela baiana Consultec, também envolvida em outro vazamento de informações de provas. Ano passado, o processo seletivo da Uneb e da Polícia Militar, que seriam realizados no mesmo dia, foram suspensos após vazamento.

A pasta agora negocia a contratação do Cespe e Cesgranrio para realizar o Enem. Além de procurar novas empresas para a realização do Enem, o MEC estuda ingressar na Justiça com pedido de ressarcimento dos cerca de R$ 35 milhões já pagos ao Connasel para a impressão da prova do Enem.

A Receita Federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também adiaram suas provas em virtude da mudança da data do ENEM.

Com informações da Folha e do Bahia Notícias.

To Top
%d blogueiros gostam disto: