Política

Nacional – Pesquisas mostram alteração no quadro para a presidência

Faltando um ano para as eleições presidenciais, as pesquisas já começam a desenhar um quadro nos estados. Veja alguns números para a Presidência da República, governos estaduais e Senado.

Conforme a coluna de Ilimar Franco no O Globo, edição de 08/10/2009, duas pesquisas para presidente chamam a atenção. Veja os números.

Governador Brasília (Distrito Federal):

Instituto: Ibope

Período: 01 a 5/10/2009

Universo: 2.500 entrevistas

            

José Roberto Arruda 44%

Joaquim Roriz 33%

Agnelo 9%

Presidente Brasília (Distrito Federal):

Instituto: Ibope

Período: 01 a 5/10/2009

Universo: 2.500 entrevistas

Ciro Gomes 25%

José Serra 15%

Heloisa Heloísa 13%

Dilma Rousseff 12%

Marina Silva 11%

Serra lidera e Ciro é o segundo em Tocantins

 

Segundo a pesquisa do Ipespe, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o líder na preferência do eleitorado tocantinense para presidente. O Ipespe colheu por telefone 532 amostras em Palmas e no interior do estado nos últimos dias 29 e 30 de setembro.

A pesquisa, feita para orientação política e consumo interno, encomendada pelo Democratas nacional, é do instituto do jornalista e marqueteiro Antonio Lavareda, de renome nacional.

 

A resultado mostrou que o governador José Serra lidera as intenções de voto para presidente no Tocantins com 42%, seguido pelo deputado Ciro Gomes com 21%, a ministra Dilma Rousseff com 14% e Marina Silva com 7%.

Marcelo lidera para o Senado

A pesquisa aponta ainda a preferência do eleitorado para o Senado. Serão duas vagas no ano que vem para o Tocantins. O ex-governador Marcelo Miranda foi o nome mais lembrado pelos eleitores, com 41% de aprovação para o senado.

O ex-governador Siqueira Campos, que lidera todas as simulações de intenção de voto para o governo, é o segundo nome mais lembrado para o senado, alcançando 39% das intenções de voto. Em seguida aparece o nome do senador Leomar Quintanilha, com 16 pontos percentuais, seguido pelo senador João Ribeiro, com 13%.

O técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo e o presidente da Valec, José Francisco, o Juquinha, tiveram os nomes consultados na estimulada. Luxemburgo que chegou a ser cotado para concorrer pelo PSB alcançou 6% das intenções de voto, e Juquinha 3%.

To Top
%d blogueiros gostam disto: