Cultura

Gilberto Gil e Bule-Bule participam de evento cultural no Rio de Janeiro

As mais diversas manifestações que retratam a mistura cultural brasileira tomaram conta da Marina da Glória a partir da última quarta-feira (07), quando Gilberto Gil cantou e tocou ao lado de Bule-Bule e as Sambadeiras de Barra de Pojuca (BA) e do Jongo do Grupo Filhos de Marambaia (RJ), na abertura do Brasil Rural Contemporâneo 2009.

A sexta edição da feira, que é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), terá quase 40 atrações (programação completa abaixo) até segunda (12.10), a preços populares.

O foco segue sendo a diversidade e a qualidade da produção agrária e cultural do país. Os shows, divididos em três palcos, mesclam entre famosos como Gil, Chico César, Gabriel O Pensador, Moraes Moreira e Martinho da Vila, com representantes da cultura popular regional, como Bule Bule, Escurinho (PE) e Lia de Itamaracá (PE). Tem até o eletrotango argentino, com o grupo Tanghetto, que chega de “penetra” na festa.

Além dos shows, os visitantes podem conferir a feira de artesanato e as apresentações dos grupos de cultura popular, como o Maracatu Estrela Brilhante (PE) e o Bumba-Meu-Boi de Maracanã (MA). No início de cada noite, violeiros mostrarão modas que fazem parte de suas histórias. Cortejos com artistas “rurais”, com apresentação itinerante pelas ruas do Rio, completam a programação.

Em homenagem ao Dia das Crianças (12.10), foi criada a biblioteca da Arca das Letras, no Espaço Brincante, dedicado aos pequenos.

Confira a programação completa, da abertura, com Gil e Bule-Bule, e o encerramento:

Quarta-feira (07.10) – abertura:

PALCO MULTICULTURAL

21h – Gilberto Gil convida Bule-Bule e as Sambadeiras de Barra de Pojuca (BA) e o Jongo do Grupo Filhos de Marambaia (RJ)

22h30m – Carlinhos Brown convida Grupo Zambiapunga (BA)

Segunda-feira (12.10) encerramento:

 

19h30m – Pereira da Viola (MG)

TABLADO DE RAIZ

17h – Quebradeiras de Coco de Babaçu (MA)

18h – Afilhados do Padrinho (BA)

19h – Cia Carroça de Mamulengos (BA)

To Top
%d blogueiros gostam disto: