Economia

Prefeitos farão nova Mobilização no dia 23 de outubro na sede da UPB

Um dia para conhecer a realidade dos municípios e fazer algo para mudar. É com este espírito que os prefeitos baianos estão confirmando a presença na mobilização do 23 de outubro, instituído como o Dia Nacional em Defesa dos Municípios.

A data foi escolhida por prefeitos de todo Brasil, em reunião realizada em Brasília, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Neste dia, gestores de todos os estados brasileiros vão manifestar com ações variadas as dificuldades enfrentadas em decorrência da injusta repartição das receitas entre os entes da Federação, agravada pela crise econômica.

Na Bahia, as prefeituras vão fechar as portas, no dia 23, e os prefeitos vão se reunir na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) para expor à grande imprensa baiana e a sociedade, a real situação dos municípios.

Serão convocados também para esta mobilização os deputados estaduais e federais, senadores e Governo do Estado para cobrar mais atuação na adoção de medidas necessárias ao correto financiamento das políticas públicas, e agilidade na votação de projetos de lei que podem trazer soluções para esta crise, como por exemplo, a regulamentação da Emenda 29.

Para integrar ações que ocorrerão por todo Brasil, a CNM criou o site www.dia23.cnm.org.br, que disponibiliza orientações, notícias, material para download e outros subsídios para serem utilizados por municípios e entidades municipalistas.

A UPB, junto com associações regionais, já vinha realizando reuniões com o objetivo de discutir soluções para o enfrentamento da crise. No primeiro semestre deste ano a entidade foi a primeira a realizar uma Marcha de prefeitos para reivindicar perdas de receitas dos municípios, além de cobrar competências do Governo do Estado, mantidos pelas prefeituras.

To Top
%d blogueiros gostam disto: