Educação

Atores de Ó Paí Ó e A Máquina debaterão cinema em Paulo Afonso

Campus VIII da UNEB realiza de 29 a 31 o IV Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso (Faepa) – Programação destaca Pós-Jornada de Cinema, com exibição de longa e curta-metragem sobre obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.

Educar através da sétima arte. Este ó objetivo do IV Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso (Faepa), promovido de 29 a 31 de outubro, pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município.

O festival acontece no pavilhão de aulas do próprio campus e no Serviço Social do Comércio (Sesc) da cidade, que é parceiro da iniciativa.

Nesta edição, o evento traz o tema Cinema, TV e Vídeo, para propor uma reflexão sobre a utilização destas mídias nos processos educativos.

Para tanto, simultaneamente ao festival, o departamento também realiza a Pós-Jornada de Cinema da UNEB, evento que integra a 36ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, com exibição de filmes de longa e curta metragens, e vídeos sobre a obra Os Sertões, do escritor Euclides da Cunha.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público externo. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 27 de outubro, das 8h às 12h, das 14h às 17h ou das 18h às 22h, no DEDC do campus.

Programação

Segundo o professor Reginaldo Carvalho, coordenador do festival, a programação do evento foi pensada no sentido de sensibilizar a população através da arte.

“A idéia é que através das mostras de filmes, das apresentações teatrais e das oficinas de roteiro e produção de vídeo, é que possamos discutir sobre uma educação estética que consiga educar e promover o interesse pelo cinema”, observa Carvalho.

No ato da inscrição, os interessados vão poder solicitar à organização do festival sua participação nas mostras de filmes e nas oficinas oferecidas.

Entre as películas a serem exibidas estão o longa Ó Paí Ó (2007), dirigido por Monique Gardenberg, e A Máquina (2006), de João Falcão.

A exibição dos filmes será seguida de debates, com os atores Lyu Arílson, Tânia Tôko e Luciana Souza, de Ó Paí Ó, e Fernanda Beling, atriz de A Máquina.

To Top
%d blogueiros gostam disto: