Economia

ExpoCoité atrai criadores de várias regiões

A ExpoCoité é como um selo de garantia do fortalecimento da agricultura familiar e da caprinovinocultura de Conceição do Coité,  destacando-se como a maior exposição especializada em caprinos e ovinos, com o reforço essencial propiciado pela feira de agricultura familiar e o leilão Estrela do Sisal, eventos que acontecem dentro da mostra.

A presença já confirmada de expositores dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Minas Gerais dão uma dimensão exata do que será a grande festa no Parque de Exposições João Durval Carneiro, rebatizado com o nome do ex-empresário e ex-pecuarista Agnaldo Ramos Gomes. 

O estabelecimento conta com 120 baias, todas já reservadas o que, para o prefeito Renato Souza, ex-secretário de Agricultura do município, denota os reflexos positivos da atividade pecuária, relacionada a pequenos animais no semi-árido baiano “Todos os anos é assim,  o evento atrai centenas de expositores: uns vem comercializar, outros comprar e ainda há muitos que querem visitas e conhecer de perto a exposição e esses logo se tornam participantes diretos. Na verdade, a ExpoCoité é o grande evento da caprinocultura da Bahia”.

A expectativa de movimentação financeira, segundo organizadores, é da ordem de R$ 1 milhão. As instituições financeiras que estarão oferecendo créditos aos agricultores para aquisição de animais são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Siccob Coopere. A ExpoCoité conta com o apoio logístico do Governo do Estado, Sebrae, Ebda, Adab, entre outras instituições.

Mesmo com a crise que os municípios e o País atravessam, o prefeito Renato Souza está otimista, por conhecer bastante o potencial da mostra que em 24 anos de realização saiu de um evento de caráter  local para ganhar projeção nacional e acredita no sucesso da  ExpoCoité tanto do ponto de vista da qualidade genética dos animais, como da comercialização de exemplares.Ele garante que o município está entrando apenas com a infraestrutura e as parcerias garantem a realização do evento. O prefeito de Coité acredita que a ExpoCoité deva contar este ano com cerca de 1.200 animais de primeira linhagem.

O foco da mostra vai girar em torno das raças: Anglonubiana, Dooper, Santa Inês, Moxotó e Sanne, dentre outras. O prefeito de Coité disse que o evento gera dezenas de empregos durante 30 dias. Além da exposição de caprinos e ovinos haverá o Leilão Estrela do Sisal, Feira de Agricultura Familiar, e exposição de várias empresas locais e regionais, do ramo agropecuário como máquinas e implementos agrícolas.  Outro atrativo da ExpoCoité são os shows musicais com atrações locais.

Pedro Oliveira (Tribuna da Bahia)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo