Meio Ambiente

Bahia ganhará 898 quilômetros de novas rodovias federais em 2010

A Bahia vai ganhar, no próximo ano, 898 quilômetros de novas rodovias federais, segundo plano rodoviário anunciado hoje (30) pelo senador César Borges (PR-BA), após a conclusão de entendimentos com o Ministério dos Transportes e DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes).

A estimativa, segundo o senador César Borges, é que a Bahia tenha, em 2010, a maior expansão da malha rodoviária do país. Entre os novos trechos anunciados estão a conclusão integral da BR-235 entre Juazeiro e a divisa com Sergipe, que terá mais 287 novos quilômetros implantados. Borges disse ainda que a estrada entrará no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), permitindo sua agilização.

Também foi garantida para 2010 a duplicação da BR-101 no trecho entre a divisa com Sergipe até Feira de Santana, com 166 quilômetros, passando por cidades importantes como Alagoinhas, Esplanada e Entre Rios.

César Borges destaca que as novas rodovias federais vão se somar aos 3.500 quilômetros de recuperação de estradas que o Ministério dos Transportes realiza este ano na Bahia. De acordo com ele, a presença de um ministro do PR na pasta facilita o diálogo com a bancada baiana: “O PR, que participa da base do governo federal, tem tido todo o espaço junto ao ministro Alfredo Nascimento para reivindicar a melhoria da malha rodoviária federal baiana”.

O plano de novas rodovias garantido junto ao MT ainda inclui 124 quilômetros de implantação da BR-135 entre Correntina e a divisa com Minas Gerais. Também no Oeste baiano, será implantada a extensão da BR-242 de Luis Eduardo Magalhães à divisa com Tocantins, com 49 quilômetros, e mais o trecho de 70 quilômetros da BR-030 entre Carinhanha e Feira da Mata, com um novo traçado que inclui o município de Cocos. Este trecho se completa com a garantia de obras de integração da ponte Malhada Carinhanha com a rodovia.

A BR-030 também ganhará a implantação de novos trechos com a ligação de Boa Nova a Campinho, em Maraú, passando por Ubaitaba e Aurelino Leal, com mais 202 quilômetros de asfalto. Pequenos trechos de algumas dessas rodovias já começaram a ser implantadas, segundo esclareceu César Borges, mas a integralidade da implantação somente agora foi assegurada pelo Ministério dos Transportes. O senador explicou ainda que, com a duplicação da BR-101 garantida na sua parte norte, a bancada do PR vai tentar a duplicação do trecho sul.

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