Política

Rapidinhas – Pré-candidatos caem na estrada. Monte Santo é o caminho

Enquanto uns usam o feriadão para descansar, os principais pré-candidatos ao governo baiano nas eleições do próximo ano aproveitam para cair na estrada. Souto e Geddel visitam Monte Santo e Wagner inaugura estrada no Litoral Sul.

Com a agenda lotada, tanto o governador Jaques Wagner (PT), quanto o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e o ex-governador Paulo Souto (DEM) aproveitam para visitar diversos municípios do interior, numa maratona de viagens que acaba se convertendo em campanha eleitoral. Com esta inevitável antecipação da campanha, os pré-candidatos buscam não só formular acordos com as lideranças nos municípios como também manter um contato mais próximo com o eleitor.

Wagner é o mais beneficiado

Entre os três pré-candidatos já colocados na disputa, o que mais se beneficia dessa situação é o governador Jaques Wagner que, a pretexto de inaugurar obras, reforça o seu cacife em relação aos seus concorrentes de 2010. Mesmo que neste final de semana não conste uma agenda de compromissos – pelo menos não chegou para este jornal -, a tônica de Wagner tem sido viajar para diversos municípios do interior, quando sempre aproveita para estreitar relações e costurar alianças para a futura eleição.

Quase 300 municípios

Segundo contas de uma fonte governista, Wagner já percorreu mais de 300 municípios baianos durante estes quase três anos à frente do governo do estado. “Nunca um governador fez isso na Bahia. A meta é visitar todos os 417 municípios até o final do governo”, disse o governista, sem se preocupar com os motivos das viagens. Aliás, antes mesmo do final de 2008, Wagner já anunciava que 2010 seria “um ano de realizações”. Assim, ele percorre o estado atendendo reivindicações dos municípios e, ao mesmo tempo, aproveita para reforçar o seu palanque para disputar a reeleição.     

Inauguração Itacaré-Camamau 

Na próxima terça-feira (3), por exemplo, o governador Jaques Wagner e o ministro do Turismo, Luiz Barretto, inauguram a ponte sobre o Rio das Contas, na rodovia BA-001, ligando os municípios de Itacaré e Camamu, no litoral sul da Bahia. Com a inauguração desta obra o governador aproveita para reforçar a sua base política numa das regiões mais distantes da capital baiana. Para tanto, cuida dos mínimos detalhes, levando à tiracolo as principais reivindicações dos municípios circunvizinhos.  

Geddel avança com o aval das bases

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), cumpre uma agenda semelhante à do governador Jaques Wagner. No comando do ministério, Geddel também encontra um pretexto para percorrer a Bahia de olho nas eleições de 2010. Nos municípios, além de ser recebido por prefeitos e lideranças regionais, o ministro espalha a sua mensagem de homem realizador e, quando provocado, critica o governo estadual.   

Impulso com Encontros Regionais

Mas o grande impulso para a pré-candidatura de Geddel ao governo do estado foram os “Encontros Regionais” organizados pelo PMDB, que tinham como objetivo principal ouvir as bases para saber qual a posição que o partido deveria seguir em relação a 2010. Porém, antes mesmo do encerramento do último encontro, a cúpula peemedebista já tinha a resposta que procurava: as bases queriam a candidatura própria ao governo do estado, e o nome do ministro Geddel Vieira Lima virou unanimidade.     

Consolidar candidatura

De posse da afirmação que procurava junto às bases peemedebistas, o ministro reforçou os seus contatos no interior e agora procura consolidar a sua candidatura em todo o estado. Com esta preocupação, neste final de semana, no 1º de novembro, Geddel estará no município de Monte Santo ao lado do secretário geral do PMDB, Genebaldo Correia, que é pré-candidato a deputado federal. Os peemedebistas aproveitam a festa em comemoração ao Dia de Todos os Santos para visitar o município e se reunir com as lideranças regionais, que deverão marchar com o candidato do PMDB em 2010.

Souto também já ganhou a estrada

Incentivado pela bancada de deputados na Assembléia Legislativa, o ex-governador Paulo Souto também botou o pé na estrada. Sem obras para inaugurar e sem ocupar qualquer cargo público, o pré-candidato da oposição concilia as atividades na presidência do Democratas e a consultoria que presta a uma empresa de São Paulo, com viagens ao interior do estado. Normalmente, os convites vêm para palestras, mas as festas populares também entram na agenda, como aconteceu recentemente em Valença.

Remanso e Juazeiro

Neste feriadão, o ex-governador Paulo Souto cumpre um novo programa de visitas ao interior baiano. Nesta sexta-feira (30) ele esteve em Remanso, onde participou da procissão e da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. Na manhã deste sábado, Souto visita o município de Juazeiro, onde concede entrevistas às emissoras de rádio local e faz uma caminhada com aliados e correligionários na cidade.

Romaria de Monte Santo

Ainda no sábado, pela tarde, o democrata segue para o município de Monte Santo, no sertão baiano, onde participa da tradicional Festa do Padroeiro. Em todo o percurso, o líder oposicionista estará acompanhado dos deputados federais Jorge Khoury e José Carlos Aleluia, dos deputados estaduais Elmar Nascimento e Misael Neto e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.  

Por Evandro Matos

To Top
%d blogueiros gostam disto: