Esporte

Especial – Os que sobem e os que descem na Série B

Faltando seis rodadas para o final, a Série B tem seis equipes brigando pelas quatro vagas da Série A: Vasco, Guarani, Ceará, Atlético de Goiás, Portuguesa e Figueirense.

Por outro lado, lutando para não cair para a Série C, estão oito equipes: ABC, Campinense, Fortaleza, América RN, Bahia, Juventude, Ipatinga e Brasiliense. Veja, abaixo, uma análise das duas situações e tire as suas conclusões.

As quatro vagas para a Série A

Das quatro vagas para a Série A em 2010, Vasco (com 67 pontos) e Guarani (com 62 pontos) estão praticamente garantidos. Depois de empatar fora de casa com o Ipatinga o Ceará chegou aos 60 pontos e, agora, com mais duas vitórias, deverá garantir a terceira vaga.

Resta apenas uma vaga, que poderia ser do Atlético de Goiás (com 56 pontos), mas a equipe deu mole e perdeu o jogo contra o Duque de Caxias. Com isso, a Portuguesa e o Figueirense, que venceram neste sábado e chegaram a 54 pontos, entram firme na briga pela quarta vaga.

É verdade que o Atlético de Goiás tem mais chances de classificação, mas a vaga vai ser decidida de forma emocionante até a última rodada da competição. A conferir.  

Os quatro rebaixados

 

Em termos de rebaixamento, as equipes do ABC (32 pontos) e Campinense e Fortaleza (33 pontos) dificilmente escaparão. Só um milagre, com combinação de resultados e queda brusca de produção dos que estão na linha de frente, poderia mudar essa situação.

A grande briga vai ser pela quarta vaga da degola, portanto. Até a semana passada, antes do jogo com o Campinense, o Bahia era o principal favorito a assumir esse bastão. Mas a vitória do tricolor baiano mudou tudo. Outro fator surpreendente foi ascensão do America de Natal, que passou à frente do Bahia na rodada em que este perdeu para o Vasco.

Assim, o Bahia (com 35 pontos) passou a competir diretamente com o América (que chegou aos 36 pontos após derrotar a Portuguesa). Mas na rodada seguinte o tricolor baiano passou à frente, derrotando o Juventude, enquanto o América não marcou pontos contra o Bragantino.

Com a vitória, o Bahia alcançou 38 pontos e se distanciou do Fortaleza (que vai enfrentar dentro de casa) e chamou para a briga também o Juventude (40 pontos) e o Ipatinga e Brasiliense (com 41 pontos cada), que tropeçaram nas últimas rodadas. Portanto, a última vaga para a Série C deve se restringir à disputa entre as equipes do Bahia, América RN, Juventude, Ipatinga e Brasiliense.

Evandro Matos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas