Meio Ambiente

Governador inaugura ponte Camamu-Itacaré

A ponte sobre o Rio das Contas, que liga Camamu a Itacaré, inaugurada nesta terça-feira (3), diminui a distância entre a capital e a região sul do estado, favorecendo o turismo e o comércio local. O trecho da BA-001, entre a BR-030 e Itacaré, possui 13,5 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 37,3 milhões, sendo 13, 5 milhões só na ponte.

A obra completa a ligação direta entre Camamu-Itacaré, iniciada com a implantação de 34,3 quilômetros de outro trecho da BA-001, ligando Camamu ao entroncamento com BR-030, inaugurado em abril deste ano. Agora, o tempo de deslocamento entre as duas cidades foi reduzido de duas horas para 40 minutos. Antes, o trajeto era feito via Ilhéus, perfazendo 200 quilômetros.

O percurso direto, de 47,8 quilômetros, representa uma redução de quase de 70% da extensão, atendendo um antigo anseio da população. O investimento total na implantação dos novos trechos das BA-001 foi de R$ 94 milhões.

A previsão é que mais de 1.200 veículos trafeguem diariamente na rodovia. Além do turismo, os trechos visam beneficiar 850 mil pessoas dos municípios de Camamu, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras Valença e Cairu.

A prefeita de Camamu, Ioná Queiroz, acredita que o turismo da cidade seja potencializado. Ela explica que Camamu oferece diversas atrações turísticas aos seus visitantes, porém ainda não é explorada, já que a maioria dos turistas está na cidade apenas de passagem, geralmente indo para Maraú, Morro de São Paulo, Boipeba e Itacaré.

“Acreditamos que, agora, o turismo em Camamu será desenvolvido. A população já está se conscientizando sobre o papel do turismo para o crescimento econômico local e a prefeitura, acreditando que a estrada poderá nos favorecer, prepara o município para receber os visitantes com toda infraestrutura adequada”, disse a prefeita.

Segundo o governador Jaques Wagner, a estrada vai beneficiar toda a região do Baixo Sul, potencializando a economia e o turismo local. “A estrada é importante para os municípios de Itacaré, Camamú, Maraú e outros, porque vai dinamizar a economia local e o turismo regional”.

To Top
%d blogueiros gostam disto: