Meio Ambiente

Itamaraju – Chuvas inundam ruas e deixam moradores em alerta

Condições habitacionais estão ruins em vários bairros da cidade. Se as chuvas prosseguirem, o nível do rio deve subir bastante, dificultando a situação.

Nas últimas semanas, Itamaraju tem recebido um grande volume de chuva, o que tem deixado os moradores em alerta. A chuva, que trouxe benefícios para a zona rural, também trouxe condições precárias para algumas famílias dos bairros periféricos da cidade. Os bairros Itatiaia e São Bernardo foram os que mais sofreram. No Itatiaia, a água empossada já está impossibilitando a passagem de pedestres por algumas ruas da cidade; em outros pontos, moradores já abandonaram suas residências temendo que a água que já se encontra a poucos metros das moradias tome conta das residências, fazendo do local uma área inabitável.

Moradores da Rua Mantiqueira também reclamam dos buracos e da falta de iluminação pública, o que, segundo eles, dificultou ainda mais as condições habitacionais, já que o transporte público não trafega nas ruas do bairro devido às referidas precariedades. “Se quisermos pegar o ônibus, temos que nos deslocar até a pista, e quando voltamos com nossas compras somos obrigados a carregá-las nas costas por mais de 01 km”, reclama Antônio, morador do bairro.

O bairro Sebastião está vivendo uma situação ainda pior: é grande o número de famílias que estão vivendo no limite de um possível alagamento. O que mais se teme por lá é que as chuvas continuem a cair, fazendo com que o nível do rio Jucuruçu venha a subir, causando um novo alagamento em todo bairro.

No mês de abril, os bairros Itatiaia, São Bernardo e Baixa Fria passaram por uma situação parecida onde muitos moradores tiveram que desocupar suas casas devido às inundações causadas pelas águas da chuva. Na ocasião, os bairros receberam a visita da secretária municipal de Ação Social Dilma Santiago, que buscou providências para as famílias desabrigadas.

Com informações do Sul Bahia News.

To Top
%d blogueiros gostam disto: