Economia

Senado vai debater PAC do Cacau na terça

Erros e acertos na implantação do PAC do Cacau na Bahia serão debatidos pelo Senado nesta terça-feira (10), em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

De acordo com o autor do requerimento, o senador César Borges (PR-BA), o programa não conseguiu, até agora, mostrar algum resultado, e não resolveu a crise da lavoura na Bahia. Participarão do debate produtores da região e dirigentes do Ministério da Agricultura e da Ceplac, entre eles o diretor-geral da autarquia, Jay Wallace da Silva e Mota.

César Borges justificou sua iniciativa afirmando que a cultura do cacau na Bahia está em permanente crise, com insucesso de todos os programas criados para alavancar o setor. Segundo o senador, verificou-se ao longo dos anos o empobrecimento completo da região cacaueira de seu estado, que abrange mais de 90 municípios e já levou ao desemprego de mais de 250 mil pessoas. Além disso, informou o senador, os produtores estão endividados, ao serem induzidos a entrar em programas técnicos que não apresentaram resultado.

Foram convidados os produtores Isidoro Lavigne Gesteira, presidente do Sindicato Rural de Ilhéus e secretário de Agricultura do município; Henrique Almeida, presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC); e o produtor Guilherme Galvão de Oliveira Pinto, para tratar de endividamento.

Pelo Ministério da Agricultura participa o secretário-executivo, José Gerardo Fontelles, que acompanha a questão há vários anos. Também é convidado, Antonio Zózimo de Matos Costa, superintendente regional da Ceplac.   

To Top
%d blogueiros gostam disto: