Política

Comissão realizará I Seminário Estadual “Mulheres no poder”

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia realiza nos dias 26 e 27 de novembro deste ano, no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, o I Seminário Estadual sobre participação política das mulheres.

Com o tema “Mulheres no Poder Fazendo a Diferença”, o evento vai reunir prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras de todo o estado.

A atividade tem como objetivos criar um intercâmbio entre as mulheres que participam do executivo e legislativo, analisar os caminhos de empoderamento trilhado por elas até chegarem a esses cargos, fazer um balanço das dificuldades enfrentadas no exercício dos mandatos, além de trocar informações sobre projetos, ações e manejo do orçamento público na perspectiva de gênero.

“A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder e com a implementação das políticas públicas para esse segmento”, afirma a deputada Neusa Cadore, presidente da Comissão. A programação do encontro inclui debates sobre cotas e reforma política, técnica legislativa, orçamento e gênero, os desafios da gestão pública, entre outras temáticas.

O evento tem a parceria de todos/as os/as parlamentares que fazem parte do Colegiado, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim/UFBA), da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), da SEPROMI (Secretaria Estadual da Promoção da Igualdade Racial), da Universidade do Estado da Bahia e das secretarias dos partidos políticos.

Os números da participação política ainda são desafiadores. No Brasil existem apenas 45 deputadas federais (8,78%) num universo de 513 cadeiras. No Senado, são 10 senadoras de um total de 81 (12,33%), percentual abaixo da média do mundo, que gira em torno de 17,6%. Na Bahia, são 10 deputadas estaduais no universo de 63 assentos e 46 prefeitas de um total de 417 municípios.

A iniciativa da Comissão visa fortalecer as mulheres ocupantes de cargos políticos para que elas possam qualificar a sua atuação e garantir políticas públicas que contemplem a igualdade de gênero. Dessa forma, a comissão pretende estimular a criação de um fórum permanente de mulheres ocupantes de cargos eletivos no estado.

A Comissão dos Direitos da Mulher é composta pelos/as deputados/as, Ângela Souza, Álvaro Gomes, Eliana Boaventura, Eliedson Ferreira, Fátima Nunes, Marizete Pereira, Pedro Alcântara, Maria Luiza Carneiro, Virgínia Hagge, Yulo Oiticica. A atividade tem como parceiros o NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher, a UNEB – SPM/PR (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), a SEPROMI e as secretarias dos partidos políticos.

As interessadas em participar do encontro devem entrar em contato pelo telefone (71) 3115-7148/ 96191844 ou pelo e-mail: [email protected] As despesas de viagem, alimentação e hospedagem ocorrerão por conta das participantes, por isso as mesmas deverão solicitar auxílio junto aos respectivos a que pertencem.

Programação:

Dia 26 de novembro de 2009

09:00 – Abertura: Dep. Neusa Cadore e demais representantes da Comissão dos Direitos da Mulher/ALBA – SMP/PR – SEPROMI – NEIM – UNEB – Coordenação da Bancada Feminina do Congresso Nacional – Presidente do conselho de Defesa dos Direitos da Mulher – Representante do Governo do Estado.

10:00 – Painel: “Mulheres no poder fazendo a diferença” ( cotas – reforma política) – Palestrante: Ana Alice Alcântara Costa – Profa. Dra. Ciência política – Departamento de Ciência Política da UFBA e pesquisadora do NEIM.

12:00  – Almoço

14:00 – Painel: Políticas Públicas  SEPROMI/SPM

16:00 – Cofee-Break

16:30 – Grupos de trabalho : criando redes e articulações

GT 01 – Prefeitas e vice – prefeitas

GT 02 – Vereadoras

Dia 27 de novembro de 2009

08:30 –  Painel:  Gestão Pública com recorte e Gênero (Prof. Dra. Paula Cavalcante / UNEB)

10:00 – Coffe Break

10:30 – Técnica Legislativa (Dra. Adriana Freire Soares)

12:00  – Almoço

14:00 – Orçamento e gênero (Técnica em orçamento público – Elisabete Batista Martinez)

16:00 –  Continuação da construção da rede

17:00 –  Encerramento

To Top
%d blogueiros gostam disto: