Política

PSDB lança arma eleitoral para 2010

Pensando nas elei­ções para a Presidência da República do ano que vem, o PSDB co­me­ça a tra­çar es­tra­té­gias para enfrentar os seus adversários. A no­vi­da­de que os tu­ca­nos de­sen­vol­ve­ram pode ser con­si­de­ra­da como uma nova arma elei­to­ral, que já deve en­trar em ação neste mês.

O plano, que par­tiu do pre­si­den­te do par­ti­do, o se­na­dor Sérgio Guerra (PSDB-PE), con­sis­te em rea­li­zar uma série de cur­sos es­pe­ciais de for­ma­ção de mi­li­tân­cias po­lí­ti­cas para vo­lun­tá­rios sim­pa­ti­zan­tes do par­ti­do, e foi ela­bo­ra­do por pro­fes­so­res e es­tu­dio­sos no campo da po­lí­ti­ca e do mar­ke­ting. Casualidade ou não, o Nordeste foi a re­gião es­co­lhi­da para pôr a ex­pe­riên­cia em prá­ti­ca, e a pre­vi­são do PSDB é de de­sem­bol­sar cerca de R$ 450 mil.

Os vo­lun­tá­rios re­ce­be­rão trei­na­men­to em téc­ni­ca de abor­da­gem e per­sua­são, além de aulas de mar­ke­ting de rede, ex­plo­ra­ção de fer­ra­men­tas da in­ter­net, banco de dados e ou­tros. Serão rea­li­za­dos works­hops com car­gas ho­rá­rias que vão de 10 a 12 horas de du­ra­ção que tra­ta­rão dos temas po­lí­ti­ca e mar­ke­ting. A nova mi­li­tân­cia tam­bém re­ce­be­rá um guia de passo a passo sobre como abor­dar o elei­tor.

“Vamos nos apro­vei­tar dessa ca­rac­te­rís­ti­ca que pou­cos par­ti­dos têm, que é a ca­pa­ci­da­de de aglu­ti­nar uma gran­de quan­ti­da­de de sim­pa­ti­zan­tes, dis­pos­tos a serem vo­lun­tá­rios, e vamos pre­pa­rá-los para trans­mi­tir al­gu­mas das ca­rac­te­rís­ti­cas po­si­ti­vas do PSDB, que é um par­ti­do de his­tó­ria”, disse o coor­de­na­dor do pro­je­to, o PHD em ciên­cias po­lí­ti­cas, André Régis.

O coor­de­na­dor re­ve­lou que Pernambuco re­ce­be­rá tra­ta­men­to in­ten­si­vo, e que a maio­ria da “mi­li­tân­cia es­pe­cia­li­za­da” de­ve­rá vir para o Estado. “Com cer­te­za, mais de mil des­ses novos mi­li­tan­tes atua­rão aqui, pois temos cons­ciên­cia que a po­pu­la­ri­da­de do par­ti­do aqui não é ideal”, ad­mi­tiu Régis.  

O pro­gra­ma é pro­mo­vi­do pelo Instituto Teotônio Vilela e prevê a rea­li­za­ção de 45 cur­sos no Nordeste. A ex­pec­ta­ti­va é de trei­nar cerca de 4.500 cabos elei­to­rais em toda a re­gião e já co­lo­cá-los na rua ainda este mês, mesmo o PSDB ainda es­tan­do sem can­di­da­to de­fi­ni­do à Presidência.

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