Educação

Sindicância vai apurar desvio de merenda escolar em Feira de Santana

Em nota oficial divulgada neste sábado (14), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana informa que uma sindicância será instaurada para apurar o desvio de merenda escolar do depósito central da Secretaria Municipal de Educação.

A comissão da sindicância é formada pelos secretário de administração, João Marinho Gomes Júnior, e educação, José Raimundo. pelo sub-procurador do município, Cleudson Santos de Almeida, pelo presidente da comissão de licitação, João Urias Barros, e pelo diretor de departamento de administração geral, Luiz Antônio Macedo Luz.

A medida está sendo adotado após a apreensão de um veículo, tipo caminhão, placa JOH-0279, licença de Feira de Santana, carregado com cerca de 500 quilos de merenda escolar. A apreensão ocorreu no início da noite desta sexta-feira (13), por prepostos da Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A nota ainda informa que, além de procedimento administrativo, a Polícia Civil também deve apurar o caso: o delegado João Rodrigo Uzzum, titular da Decarga, anunciou a autuação em flagrante do servidor público municipal, Antônio Fonseca Tavares, 46 anos, e do filho dele, Paulo César Suzart de Jesus, 29 anos.

Sanções

Pai e filho foram autuados pelo crime de peculato (artigo 319 do Código Penal), que tem pena prevista de até 12 anos. A decisão do delegado teve como base, além do flagrante, o teor dos interrogatórios.

O motorista do caminhão, Marivaldo Alves Santos, 37 anos, contou que já teria feito outras duas viagens, cobrando o valor de R$ 80. Ainda no depoimento, ele afirmou que nunca fez entrega a qualquer escola da rede municipal de ensino. 

O servidor público municipal, Antônio Fonseca Tavares, tem contra si um inquérito regular instaurado pela Polícia Civil pelo mesmo crime. Em 2007, após denúncia de desvio de merenda escolar, ele foi conduzido à Delegacia, onde foi ouvido na época pelo delegado Marcos Tebaldi e liberado.

Acusados

Outras duas pessoas também foram conduzidas à Delegacia. São eles: Ataíde Souza dos Santos e Santos, 22, e Nelson Gonçalves Coelho, 27. Com o grupo a polícia encontrou: 55 fardos de macarrão, 01 fardo de arroz, 04 caixas de charque, pesando 30 quilos cada, além de 56 caixas de biscoito. Todo material ficou recolhido no depósito da Decargas, na avenida Maria Quitéria.

O delegado João Rodrigo Uzzum afirmou que a Polícia Civil vai tentar identificar os possíveis receptadores da merenda escolar que vinha sendo desviada.

To Top
%d blogueiros gostam disto: