Blog

R. do Jacuípe – Enrolados pelo prefeito, servidores buscam apoio na Câmara

Assim, na semana seguinte foi encaminhado um documento para a Câmara Municipal solicitando aos vereadores uma postura quanto à enrolação do prefeito. Na última sexta-feira (14), alguns servidores compareceram à sessão da Câmara para que os vereadores dessem um direcionamento ao processo da Progressão.

Os vereadores garantiram que ainda esta semana marcarão uma audiência com o prefeito Falcão para cobrar uma posição. “Estamos fazendo de tudo para não encampar uma greve. Mas caso os vereadores não passem uma posição favorável a todos os servidores em relação à Progressão Funcional, a greve será realidade”, afirma Maria Rios, presidente do SINSPUM.

Além da Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado da Bahia – FETRAMEB, e da Central Única dos Trabalhadores – CUT, membros do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana também estão dando apoio à luta dos servidores de Riachão do Jacuípe.

Um breve histórico da luta e da enrolação

A luta dos servidores para a realização da Progressão Funcional é antiga. Diante de um gestor alheio às questões trabalhistas, as manifestações e tentativas de negociação são fracassadas diante das mentiras e desarticulações promovidas pelo prefeito e seus auxiliares.

Há aproximadamente dois anos, a diretoria do SINSPUM e todos os servidores municipais lutam para que o prefeito Lauro Falcão conceda a Progressão Funcional. Depois das várias mentiras e desarticulações promovidas pelo gestor, em abril deste ano, nas negociações da campanha salarial, o prefeito prometeu, através da sua assinatura em ata, que concederia a Progressão em julho deste ano. Mas até agora Lauro Falcão não honrou a sua assinatura.

Entre idas e vindas, os servidores já fizeram manifestações de alerta e receberam várias promessas de que tudo seria resolvido, inclusive pelo senhor Felipe Sales, parente e assessor do prefeito. No último movimento, alertado por funcionários da prefeitura sobre a resistência dos manifestantes, e percebendo que não era possível desarticular e desdenhar do sindicato, ele se apresentou como representante do prefeito, tentando resolver com promessas.

Mas ele abusou da boa fé dos servidores. Felipe ligou para a presidente do SINSPUM Maria Rios acordando  que, se os servidores se retirassem do gabinete, no dia seguinte, 08/10, no primeiro contato que tivesse com o prefeito, o assunto seria a Progressão Funcional e uma resposta justa e decente seria dada aos servidores.

Porém, no dia seguinte, após receber o telefone da diretoria do SINSPUM, Felipe afirmou que não tinha visto o prefeito, os dias se passaram e as respostas eram as mesmas. O que se pode concluir é que, ou prefeito não mora mais em Riachão, ou  Felipe está mentindo!  A falta de respeito do prefeito não apenas servidores jacuipenses, mas também com uma entidade que tem um histórico de luta a favor dos servidores em todas as esferas, como é o caso da CUT.

Diante do descaso e da inércia do poder público de Riachão do Jacuípe, se a Câmara de Vereadores não responder de forma satisfatória aos servidores, estes encamparão uma greve, e neste caso, as mentiras e os descasos promovidos pelo prefeito Lauro Falcão aos servidores de Riachão do Jacuípe serão os causadores desta possível paralisação.

  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo