História

Elevador Lacerda completa 136 anos

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006, a imponência, a localização e a beleza do monumento fazem com que sua imagem seja selecionada para fotos, filmes, documentários e novelas, com enfoque no fundo a vista maravilhosa da Bahia de Todos os Santos.

Não é a toa que a data de aniversário do Elevador Lacerda coincide com a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira da Bahia, porque esta data foi escolhida para a inauguração após a finalização das obras do monumento, em 1873.

Quem construiu o elevador mais famoso do Brasil foi o engenheiro baiano Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos. Lacerda deu início à construção em outubro de 1896, com material trazido da Inglaterra, sendo concluída em 1873.

Nesta época existiam duas linhas de ônibus Calçada/Praça Cayru e Graça/Praça Municipal e o objetivo era que o elevador interligasse estas linhas. Atualmente, este transporte continua tendo a mesma utilidade, só que interligando as linhas de ônibus existentes nas duas partes da cidade, a alta e a baixa.

História

Durante anos e anos de serviço ininterruptos, em julho de 1906, o elevador precisou parar para ser submetido às obras de eletrificação. E muita  mudança ocorreu após sua construção, em 1930: as duas cabines originais que transportavam até 23 passageiros, foram substituídas por outras quatro novas com capacidade para 27 pessoas cada uma delas. Ainda nessa época,  o Elevador Lacerda ganhou o seu atual estilo “art decó”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo