Saúde

Tecnologia de ponta para o diagnóstico do câncer de mama em São Félix

A Santa Casa de Misericórdia de São Félix, no Recôncavo baiano (distante 110 km da de Salvador) amplia o seu centro de diagnose por imagem, considerado um dos mais modernos do estado da Bahia, com a implantação do novo sistema de mamografia digital.

A avançada tecnologia oferece vantagens como maior velocidade na realização do exame e melhor qualidade na imagem, particularmente quando as mamas são densas, ou seja, têm predomínio do tecido glandular. O recurso que já está sendo utilizado no laboratório de imagens da unidade de saúde contribui com precisão do diagnóstico. “A mamografia é um procedimento importante na detecção precoce do câncer de mama na fase em que é mais fácil de ser tratado e curado”, explica o diretor-médico da Santa Casa, Odilon Cunha Rocha.

No exame digital, a imagem é gerada com o auxílio de um computador. Com as imagens armazenadas em arquivos. Outro benefício do uso dessa avançada tecnologia é a redução da necessidade de reconvocação de pacientes para obter imagens complementares, situação que ocorre em casos em que há dúvida diagnóstica.

A implantação do sistema de mamografia digital é avaliada pelo administrador hospitalar da Santa Casa, Pedro Almeida Rocha, como um dos mais importantes investimentos da instituição em 2009. “A Santa Casa está consolidando o projeto de oferecer aos habitantes de São Félix, municípios do Recôncavo e de outras regiões do estado, serviços especializados e exames com equipamentos construídos com tecnologia de ponta, sem que as pessoas precisem se deslocar para a capital”, frisou o administrador hospitalar.

Pedro Rocha disse que o mamógrafo digital adquirido pela Santa Casa faz parte de um conjunto de ações implementadas durante este ano para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. .Ele relaciona

os novos equipamentos que também foram adquiridos pela instituição a exemplo do tomógrafo e do raio X digital, além do mamógrafo.

Por Alzira Costa

To Top
%d blogueiros gostam disto: