História

Pesquisador realiza documentário sobre rádio AM em Feira de Santana

Segundo Emerson Azevedo, a idéia é antiga, mas a motivação de realizá-la surgiu quando o curso de Jornalismo Online, feito por ele entre novembro e dezembro do ano passado, solicitou como última atividade um documentário jornalístico de tema livre a ser produzido no período de duas semanas.

Logo, ele iniciou a produção lançando mão dos elementos necessários para realizar o trabalho, como cronograma, roteiro, storybord, definição do tema, personagens, artes e fotos e a solicitação aos escolhidos e autorização de entrevistas e imagens. A metodologia aplicada para o tempo disponível dividiu-se em uma semana de organização teórica e outra para filmagem, edição e veiculação.

Azevedo diz que a produção foi corrida por conta do “pouco tempo, mas valeu a pena, pois foi possível perceber a satisfação e receptividade dos profissionais em falar do assunto”. Ele pontua que, ao finalizar a edição, entregou uma cópia do vídeo a cada participante e em seguida publicou na comunidade de vídeos You Tube e anexou ao blog do curso de jornalismo promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, em Austin.

O rádio em Feira de Santana é referência em várias cidades do Brasil e já revelou talentos para a comunicação do Brasil a exemplo do repórter João Santos, atualmente na TV Record – ele trabalhou em Feira na Rádio Nordeste FM com o nome artístico de Johnny Santos.
Outro exemplo é o jornalista José Raimundo, da TV Globo, que trabalhou na Rádio Sociedade AM, apresentando programas do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

A força de influência e mobilização da mídia radiofônica é resumida pelo pesquisador numa frase: “A mídia que manda na cidade é o rádio AM. Você respira, todo mundo ouve. É impressionante a força que o rádio tem aqui”.

O link do vídeo no you tube é: http://www.youtube.com/watch?v=L1FxEOpUV-s

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo