História

Memória de Feira – Prefeitura e Uefs se juntam ao projeto da ABI-Norte/NE

O projeto Memória da Imprensa de Feira de Santana, desenvolvido pela Seccional Norte Nordeste da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e apoio da Prefeitura de Feira de Santana, foi lançado na noite desta segunda-feira (15), durante solenidade no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

Na solenidade, a ABI e a Uefs assinaram protocolo de parceria visando a elaboração de um vídeo documentário sobre a imprensa feirense, mais propriamente sobre o centenário jornal “Folha do Norte”. O documentário será mais uma etapa de um projeto em formatação contando a história da Bahia nas mais diversas áreas. Segue formatação semelhante à Memória da Imprensa Baiana, com documentário sobre a vida de Jorge Calmon, do jornal “A Tarde”, falecido aos 92 anos.

O jornalista e secretário da ABI, Agostinho Muniz, ressaltou a importância da iniciativa para o resgate da memória da imprensa baiana. Lembrou que aos poucos perdemos a memória viva do jornalismo, em função da falta de registros de fatos importantes.

O presidente da Seccional Norte Nordeste da ABI, Jair Cezarinho, lembrou que a iniciativa também faz parte das comemorações pelo centenário do jornal “Folha do Norte”, um dos mais antigos do Brasil.

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, ressaltou a importância do lançamento do projeto. E revelou que a Universidade possui vasto material digitalizado contando a história de alguns dos antigos jornais que circularam em Feira de Santana, a exemplo de “O Progresso” e “O Propulsor”, que podem ser pesquisados no Museu Casa do Sertão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo