Política & Economia

TRE mantém cassação do prefeito de Ponto Novo e 2º colocado pode assumir

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a cassação do prefeito, Anderson Luz (PMDB). Ele é acusado pelo candidato do PR, Antônio Marcos Alves da Silva e pela Coligação “Ponto Novo Para Todos” de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2008, quando Anderson Luz foi eleito por aproximadamente 44 % dos eleitores.

Anderson Luz já havia sido cassado em setembro de 2009, quando o juiz de primeira estância, determinou a inelegibilidade do prefeito pelo período de três anos. O vice-prefeito de Ponto Novo, Nelson Maia, e o ex-prefeito e também presidente do PMDB em Ponto Novo, Deto Venâncio, também foram condenados.

Após a sentença do TRE, o prefeito cassado afirmou que irá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não posso e não irei deixar neste momento a minha grande família pontonovense preocupada. Portanto, não desisto nunca e sei que no final tudo vai dar certo, com muita fé em Deus. Fui eleito pela maioria da população. Portanto, tenho certeza que venceremos na última instancia para que seja respeitada a democracia”, comentou.

Anderson Luz, que não foi afastado imediatamente da prefeitura do município, disse que continuará trabalhando normalmente. Como haverá recurso ao TSE, fica suspensa, até o parecer final do TSE.

Principal adversário do prefeito nas últimas eleições, o candidato que teve aproximadamente 40% dois votos nas eleições de 2008, Marcos Silva (PR) comemorou junto com correligionários o resultado do julgamento na noite desta quinta-feira no centro de Ponto Novo.

Mas, para o segundo colocado nas últimas eleições tomar posse, precisará aguardar a publicação da decisão do TRE-BA no Diário Oficial, que normalmente dura em torno de 5 (cinco) dias úteis, e também, aguardar a diplomação e posse junto à Câmara de Vereadores do município. Com informações do sóagitos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo