Educação & Cultura

Penitentes em Juazeiro são candidatos a patrimônio cultural do País

Ofícios com a solicitação foram encaminhados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

“Para que seja mantida para sempre a força dessa tradição, que começou em 1901, é preciso transformá-la em patrimônio cultural. É muito intensa a religiosidade dessas pessoas que dedicam a Quaresma às orações pelas almas dos que já se foram”, afirmou Khoury.

O processo é burocrático e necessita de registro em vídeo e material consistente sobre a história dos penitentes e sua trajetória na cidade de Juazeiro. A comunidade também será ouvida sobre o projeto e todo esse material seguirá para a análise dos institutos. “Só deveremos ter resultado em no máximo dois anos”, calculou o deputado.

Decreto – De acordo com Bruno Tavares, coordenador técnico do Iphan em Salvador, a legislação que rege o registro de bens culturais de natureza imaterial é o Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que estabelece como partes legítimas – para provocar a instauração do processo do registro de manifestação cultural como patrimônio imaterial nacional – o ministro de Estado da Cultura, instituições vinculadas ao Ministério da Cultura, secretarias de Estado, de município e do Distrito Federal, além de sociedades ou associações civis.

Informações do A Tarde / Foto – Ivan Cruz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo