Nordeste

Nordestinos invadem Paulo Afonso por causa do Centenário de Maria Bonita

O evento reuniu estudiosos, pesquisadores, escritores, universitários, empresários e políticos da todo o Nordeste para reverenciar a história de uma das sertanejas mais famosas do mundo: Maria Gomes de Oliveira, a Maria do Capitão, e a Maria Bonita de todos nós.

A conferência de abertura coube à Dra. Juliana Ischiara, do Ceará, que falou sobre “O Papel da Mulher no Cangaço”. Ela trouxe vários aspectos dos desafios enfrentados pelas mulheres sertanejas que participaram deste importante fenômeno nordestino, pontuou questões de paternalismo e da sociedade machista reinante.

Dra. Juliana também apresentou as mudanças ocorridas no cangaço a partir da entrada das mulheres e a força da personalidade de Maria Bonita.  

A segunda conferencia da noite ficou sob a responsabilidade do músico e blogueiro Kiko Monteiro, da cidade sergipana de Lagarto. Kiko apresentou para uma atenta platéia a força da mulher cangaceira – com destaque para Maria Bonita – na música brasileira e internacional.

Com uma apresentação rica em imagens e som, ele conseguiu emocionar a todos, revivendo sucessos inesquecíveis de grandes compositores brasileiros, com destaque para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Em três cidades

O Seminário foi aberto na quarta-feira (23) e se encerra neste sábado (26), em Paulo Afonso. A programação se estendeu também para as cidades de Piranhas, em Alagoas, e Canindé do São Francisco, em Sergipe.

Além de palestras e debates nas três cidades, o evento contou também com exposição de objetos do cangaço, artesanato, venda de livros diversos sobre o tema predominante, literatura de cordel, além de apresentações de grupos musicais e de teatro.

O portal Interior da Bahia aproveita a oportunidade para parabenizar Rubinho Lima e todos os organizadores do Seminário sobre o Centenário de Maria Bonita.

Da redação, com informações de Conversas do Sertão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo