Interior da Bahia

Meio Ambiente

Especialistas preveem chuvas na Região Nordeste na primeira quinzena de fevereiro

nubladoNo começo do verão 2016/2017 havia uma expectativa de que fevereiro de 2017 fosse com predomínio de tempo seco. Mas esta previsão foi reavaliada e a chuva de fevereiro poderá até surpreender no fim da primeira quinzena do mês.

Não há expectativa da passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil na primeira quinzena de fevereiro. As frentes frias devem ficar bloqueadas no Uruguai. Porém, os modelos numéricos de simulação do movimento da atmosfera indicam que várias áreas de baixa pressão atmosférica se formam no mar entre o litoral do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia e vão interferir também na chuva sobre o continente.

Além disso, sem a expectativa da entrada de ar frio de origem polar sobre o Brasil, o ar quente vai prevalecer e contribuir para a formação de nuvens carregadas.

Nordeste e Riachão

As chuvas já acontecem em vários estados da região Nordeste. Além de Maranhão, Piauí e Paraíba, o Ceará é onde tem chovido mais, tanto no interior quanto na ccearaapital Fortaleza. Nesta terça-feira a cidade ficou inundada devido às fortes chuvas que caíram durante o dia.

De acordo com o Diário do Nordeste, o primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado.

Nas últimas 24 horas choveu em pelo menos 83 municípios, de acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Santana do Cariri obteve o maior volume pluviométrico (115 mm), seguido por Araripe (56.4 mm); Meruoca (54 mm); Assaré (44.5 mm); Coreaú (43.6 mm); Antonina do Norte e Paracuru, ambas com 40 milímetros verificados.

juazeiroNa capital cearense, que na terça-feira (31) teve registros de alongamento e congestionamento durante a manhã, choveu 16.5 mm no posto de Messejana. Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, choveu 21 mm no posto Vila São Gonçalo.

A partir desta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, o Canal Rural marca uma previsão de “sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada”. A partir da próxima terça-feira, dia 07, o Canal Rural prevê “sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas”.

Essa previsão de chuva segue uma tendência crescente na região, prevendo na sexta-feira, dia 10, até 36mm.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas