Cultura

Salvador: Missa celebra os 468 anos com presença do prefeito

salvador-anivTodo aniversário tem que ter festa. E, também, agradecimento. Assim começa o 29 de março em Salvador, a primeira capital do Brasil, que celebra 468 anos de história. A programação do dia teve início com uma missa em ação de graças na Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana, atrás do Fórum Ruy Barbosa, onde também foi lembrada da Revolução Pernambucana, através das homenagens ao Padre Roma, um dos líderes do levante motivado pelo intuito de libertar o país do domínio de Portugal.

O prefeito ACM Neto, sua mãe, Rosário Magalhães, o chefe de Gabinete, João Roma, familiar do Padre Roma, entre outras autoridades, marcaram presença na solenidade.

Antes da missa, foi descerrada placa alusiva aos 200 anos da Revolução Republicana, homenageando Padre Roma, no Campo da Pólvora. Padre Roma foi preso após desembarcar em Itapuã vindo de Pernambuco. Ele veio à Bahia buscar apoio para o levante que pretendia derrubar a Monarquia, separar o Brasil de Portugal e implantar a República. Aqui, foi preso e condenado ao fuzilamento. Após o descerramento da placa, na missa que marcou os 200 anos da Revolução Republicana e os 468 da Fundação da Cidade do Salvador, na Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana, foi realizada performance do ator Carlos Betão representando um dos filhos do padre, mostrando o que ocorreu desde a sua prisão até o fuzilamento.

salvador-missaO prefeito ACM Neto reforçou os laços de amizade e fraternidade entre Bahia e Pernambuco, estados decisivos na luta pela Independência, e celebrou os 468 anos de Salvador, reafirmando o compromisso em fazer dessa cidade um lugar melhor no futuro. “Temos o compromisso de continuar projetando nossa cidade, escrevendo páginas para que possamos deixar um legado importante, que ofereça mais qualidade de vida ao seu povo, que seja capaz de projetar exemplos e referências para nossa nação. É por isso que aqui estamos, é por isso que vamos entregar o máximo da nossa alma a Salvador e ao nosso povo. Que me desculpe Recife, mas Salvador é a primeira, a mais bela, a mais especial e a mais brilhante capital do Brasil”, afirmou.

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, ressaltou a alegria em poder assistir a um momento histórico das duas cidades – Salvador e Recife –, e agradeceu as homenagens dadas pela capital baiana à Revolução Pernambucana. “Esse movimento republicano gerou um governo provisório que durou 73 dias e uma das missões desses líderes, na figura do Padre Roma, foi trazer o movimento para a Bahia, ampliando a ideia de República no Brasil. Marcou a luta pela liberdade do país, sendo uma das primeiras realizadas no Brasil”, afirmou o prefeito de Recife, agradecendo pela implantação da placa num local tão importante para a cidade de Salvador, o Campo da Pólvora.

Também participaram do evento a desembargadora Lisbete Maria Santos, representando a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Silvio Amorim, a presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Margarida Cantarelli, entre vereadores, deputados e outras lideranças.

Ainda como parte das comemorações pelo aniversário de 468 anos de Salvador, serão entregues ao longo do dia a primeira etapa da encosta do Barro Branco, na Avenida San Martin, uma das obras mais importantes do pacote de inaugurações para marcar a data. No mesmo local, será assinada ordem de serviço para realização da contenção da segunda etapa da encosta do Barro Branco.

No fim da tarde, às 17h, acontece a solenidade de tombamento e ordem de serviço de requalificação do Cristo da Barra, na Av Oceânica, s/n – Barra. Finalizando a programação, será inaugurada, às 18h30, a Praça João Mangabeira, na Rótula dos Barris. Também em razão das comemorações, foi entregue nesta terça-feira (28) uma escola de alto padrão em Periperi, a nova sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), e assinado o contrato para início da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade.

Como toda festa tem também a parte de entretenimento, o aniversário de Salvador conta ainda com a 5ª edição do Festival da Cidade. São mais de 100 ações espalhadas por 27 pontos capital baiana até o próximo domingo (02).

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top