Educação

Riachão: Secretário de Educação se desliga do governo Zé Filho

Foi confirmado nesta quarta-feira (19) o pedido de desligamento do secretário Raimundo Moreira (à direita da foto) da Secretaria de Educação de Riachão do Jacuípe. Insatisfeito com os desdobramentos dos fatos ligados à secretaria, que viveu nos últimos dias o atraso no inicio do ano letivo, ameaça à Jornada Pedagógica e de greve dos professores, Moreira só aguardava o momento certo para poder deixar o cargo.

Diante dos fatos expostos acima, a saída do secretário não foi tranquila. Há rumores, inclusive, de que Moreira já havia manifestado a sua vontade de sair há dias, mas o prefeito Zé Filho teria o feito desistir. Contudo, o ambiente conturbado em apenas três meses de governo o fez tomar uma decisão irreversível na última terça-feira.

O real motivo da saída do secretário não foi revelado, mas o desgaste na secretaria era público e notório. Desde o inicio das aulas, o ambiente de incertezas tomou conta dos professores diante das seguidas noticias sobre pedido de afastamento de alguns diretores, fechamento de escolas e transferência de professores para outras localidades.

Esse ambiente de incertezas começou mesmo antes de as aulas se iniciarem, quando os professores receberam os seus contracheques com vantagens retiradas, o que provocou uma reação imediata da classe, com seguidas assembleias dos sindicatos e tentativa de diálogo com o prefeito, que só veio acontecer recentemente.

Toda essa situação deve ter sido decisiva para o secretário Raimundo Moreira pedir demissão, uma vez que “as coisas” não ficaram completamente resolvidas na secretaria, corroborando para o seu desgaste junto aos professores e, por consequência, junto ao governo.

Para confirmar o desgaste do secretario, uma fonte revelou a este site uma conversa ‘desabafo’ de sua esposa, que falou na oportunidade sobre a situação de desconforto do seu esposo à frente da secretaria. Na conversa, ela também deixou claro o arrependimento esboçado pelo marido diante de tantos problemas que ele vinha enfrentando.

Substituta

Com a saída de Raimundo Moreira, alguns nomes foram especulados para assumir o cargo, inclusive o da ex-secretária Ana Rita Rios. Mas nesta quarta-feira, foi confirmado o nome de Wanderléia Moreira dos Santos (Lea) como a nova Secretária de Educação do município.

Lea é graduada em Ciências Biológicas e Exatas e licenciada em Matemática, com especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar e Mestre em Educação Ambiental. Atualmente ela atua na FARJ- Faculdade Regional de Riachão do Jacuipe.

Há rumores também de que o Secretário de Administração, Catarino Azevedo Rios, também pediria demissão. Mas em contato com nossa reportagem, o secretário desmentiu as especulações. “Ainda não há nada de oficial”, disse. Contudo, deixa nas entrelinhas de que existe “alguma coisa” no ar.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top