Cultura

Riachão: CETEP João Campos promove Gincana com foco nos festejos juninos do NE

O CETEP da Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, realizou, nos dias 19, 20 e 21 de junho, a sua X Gincana Cultural com o tema “Olha para o céu, meu amor”: festejos juninos no Nordeste. Esta edição da gincana, que envolveu os estudantes de todas as modalidades e cursos oferecidos pela instituição, nos três turnos, além dos objetivos gerais de promover a produção do conhecimento de maneira lúdica e a integração entre os participantes, fortalecendo o protagonismo discente, este ano visou resgatar aspectos da cultura local e nordestina no que diz respeito aos festejos juninos. Para tanto, foram propostas tarefas que exigiram pesquisas dos diversos aspectos dos festejos, desde a origem deles aos pratos típicos degustados no período.

Dada a riqueza do tema, foram realizadas tarefas bastante diversificadas e descontraídas como casamentos caipiras, quadrilhas improvisadas, produção de simpatias, produções de vídeos, entrevistas com artistas e grupos de forrozeiros locais, produções de artes visuais (instalações, telas, colagens…) mostras fotográficas de festejos ocorridos na comunidade, montagem de mesas com pratos típicos e, para encerrar, um autêntico forró pé-de-serra.

“Satisfação” foi a palavra que definiu o sentimento tanto de professores como dos alunos envolvidos no evento. Diogo Menezes, aluno do III Módulo ADM, modalidade Proeja, integrante da equipe “Asa Branca”, vencedora do 3º lugar do turno noturno, empolgado, dirigiu-se a uma das professoras da comissão organizadora, dizendo:

“Professora, eu estou muito feliz! Esta gincana foi demais: a gente aprendeu tanto, mostrou que é capaz, se divertiu…”. Já o professor Ademário Carneiro, um dos organizadores do evento e responsável pela soma dos pontos e divulgação dos resultados, ao final dos trabalhos, agradeceu aos alunos pelo envolvimento e empenho, enfatizando o quanto todos saem ganhando ao se envolverem em uma atividade como esta: “Todos vocês são vencedores, independentemente da colocação obtida pela equipe e nós somos gratos a vocês por tudo”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top