História

Morre no Rio, aos 66, o cantor e compositor Luiz Melodia

Morreu na manhã desta sexta (04), no Rio de Janeiro, os 66 anos, o cantor e compositor carioca Luiz Melodia. Ele enfrentava um câncer diagnosticado em abril deste ano – o mieloma múltiplo – que se desenvolve nas células sanguíneas. Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea, mas não vinha respondendo bem às sessões de quimioterapia.

O artista faleceu por volta das 5h, no hospital Quinta D’or, onde estava internado. A família informou que realizará o velório na quadra da Estácio de Sá, escola de samba do coração de Melodia. Luiz Carlos dos Santos nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro de São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. Daí sua ligação afetiva com a escola, declarada em canções como Estácio, Holly Estácio, cuja letra diz “Se alguém quer matar-me de amor, que me mate no Estácio”.

CARREIRA Melodia iniciou a carreira na música em 1963, influenciado pelo pai, o sambista Oswaldo Melodia. Adolescente, começou flertando com a Jovem Guarda e a Bossa Nova. Compunha e tocava e sucessos do gênero com o grupo Instantâneos, formado com amigos.

A mescla dessas experiências com o universo do samba em que ele se criou resultou num estilo único que, aliado a uma voz marcante, chamou atenção de diversos intérpretes e poetas, como Wally Salomão, Torquato Neto, e Gal Costa. Em 1972, gravou com a baiana  o disco Gal a todo vapor, que o tornou nacionalmente conhecido. Foi nessa época que passou a assumir o “Melodia” no nome”.

No ano seguinte, lançaria o primeiro disco solo, Pérola Negra. Sua discografia, composta de 16 discos, conta parcerias com Zeca Pagodinho, Zezé Motta, Luciana Mello entre outros. É autor de sucessos como Pérola Negra, Magrelinha e Juventude transviada.

O último álbum do compositor –  Zerima – foi lançado em 2014 com repertório de 14 de canções inéditas e três regravações. Luiz Melodia também fez trabalhos na TV e no Cinema. Em 2005, atuou ao lado de Fernanda Montenegro no filme Casa de Areia, de Andrucha Waddington. No mesmo ano, interpretou o personagem Sam Smith na novela global Bang Bang,e foi Seu Jorge, no filme Quase dois irmãos, de Lúcia Murat. (Informações do Estado de Minas).

SUCESSOS

Conhecido pela diversidade do seu som, que mesclava ritmos como o soul, o blues e o rock ao samba e à música popular brasileira, Luiz Melodia construiu uma carreira cheia de sucessos distribuídos entre seus 16 discos, entre álbuns de estúdio e ao vivo. Relembre alguns:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top