Política

Juazeiro: Índios da tribo Tuxi ocupam sede do Polo Base da Saúde

Cerca de 40 (quarenta) índios da aldeia Tuxi, na região de Abaré, norte da Bahia, ocuparam na tarde desta terça-feira (08), a sede do Polo Base da Saúde Indígena em Juazeiro, de onde só pretendem sair quando as suas reivindicações forem atendidas.

A reportagem conversou com o Cacique da Tribo, Tuxi Alcides Feliciano dos Santos, que disse que a comunidade está sendo prejudicada dada a atitude de perseguição da Assistente Social da coordenação regional Maria do Socorro Tumbalalá.

“A nossa ocupação aqui hoje foi motivada por duas pautas: A primeira é a nossa inserção no Conselho da Saúde Regional e a outra é o afastamento de uma assistente social, porque ela não é assistente social e sim, assistente anti-social porque ela é contra os povos indígenas. O próprio povo que ela pertence” expressou Alcides Feliciano.

“Nós não queremos mandar ela embora não, apenas a sua transferência porque ela está nos atrapalhando em todas as secretarias que nós vamos, inclusive, na saúde. Desde 2013 nosso povo está morrendo, a Sesab que era para nos atender, não atende por causa dessa mulher e nós queremos uma providência. Só vamos deixar o Polo da Saúde Indígena quando tivermos uma posição da Coordenação Estadual. Tá registrado em ata que ela disse que se a equipe médica da Sesab nos atender ela tocaria fogo na viatura. Então o que nós queremos é Justiça” prosseguiu o Cacique da Tribo Tuxi.

O Cacique criticou também a posição da Sesab. “A Sesab está sendo negligente porque ao invés de punir essa funcionária nos colocaram para ser atendido por Paulo Afonso, quando a gente pertence à jurisdição de atendimento é Juazeiro. Então se ficarmos por Paulo Afonso a gente vai ficar sem representação no Conselho que é a base do controle social”.

Alcides Feliciano concluiu informando que a perseguição da Assistente Social talvez tenha motivação político partidária. “Ela e a família são contra a gente, mas a nossa luta não é a política partidária, e sim uma política pública de melhoria e qualidade de vida do nosso povo. Ela é ligada a esse grupo do PMDB que está comandando tudo e fazendo esse mal ao nosso povo”. (Informações e foto blog Geraldo José).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top