Educação

Escolas de Ipirá e Serra Preta também recebem com alegria visitas do Instituto Anísio Teixeira

A equipe do Instituto Anísio Teixeira-IAT, órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, visitou mais dois municípios da Bacia do Jacuípe na última quarta-feira (23). Depois de Ichu, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, agora foi a vez de Serra Preta (foto ao lado) e Ipirá, na mesma região.

Pela manhã, a equipe esteve no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no Distrito do Ponto, em Serra Preta. Na abertura dos trabalhos, foram apresentados os produtos do IAT, feito pelo diretor geral Desidério Melo, e depois aconteceu a interação com alunos e professores, com discussões sobre o Programa Gestar e a Prova Brasil.

Na oportunidade, o diretor Almiro Cerqueira Batista, que proporcionou uma boa acolhida à equipe do IAT, falou ao diretor de formação do IAT, Danilo Baqueiro, sobre a situação do colégio. “Apesar das dificuldades, nós procuramos construir uma escola de qualidade para que os alunos se sintam bem. A comunidade tem nos ajudado dentro de suas possibilidades, e assim vamos vencendo os obstáculos”, disse.

Apesar da distância, Ipirá mostrou foco

À tarde, em Ipirá, apesar da distância que tem que percorrer todos os dias para o Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, alunos do povoado Bonfim, como os da sede, receberam a equipe do Instituto Anísio Teixeira com um sorriso no rosto e participaram ativamente das atividades desenvolvidas.

Com foco na Prova Brasil, Cursos de Educação à Distancia (EaD) e apresentação da Plataforma Anísio Teixeira, a equipe do IAT teve mais uma tarde surpreendente. Com os alunos e professores alegres e muito focados, as atividades proporcionaram um ganho significativo para todos.

As brincadeiras e vídeos musicais, além das explicações dos professores sobre a Prova Brasil, contribuíram bastante para o sucesso do encontro. “Foi muito importante para nós, por isso gostaríamos de agradecer a presença de vocês. Acreditamos que isso vai ajudar bastante os alunos, principalmente na Prova Brasil”, destacou a vice-diretora da escola, Emanuelle da Silva Evangelista.

“Foi ótimo. Isso poderia acontecer outras vezes, pois os produtos do Anísio Teixeira ajudam no nosso conhecimento e também dos alunos”, acrescentou a professora de Geografia, Carla Roberta Carneiro Serra de Oliveira. “Eu achei legal, por podermos participar, transformando as atividades mais alegres e trazendo coisas que vão nos ajudar muito, principalmente as dúvidas sobre a Prova Brasil”, disse a estudante do 3º ano, Fabíola Santiago, 16 anos.

Diretor suspende visitas após atividades em Riachão

Nesta quinta-feira (24), a equipe do IAT cumpriu visita no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe. Recepcionados pelo diretor Jucemar Costa (Dedel), os representantes do Instituto Anísio Teixeira tiveram mais uma experiência positiva na passagem pela região. Tanto os alunos quanto os professores, direção e funcionários deram uma atenção especial às atividades durante quase toda a manhã. (ver matéria completa depois).

Contudo, em razão do naufrágio do barco em Mar Grande e Salvador, com vários mortos, e o luto decretado pelo governador Rui Costa, o diretor geral Desiderio Melo suspendeu as visitas programadas para Pé de Serra, no Colégio Estadual Pedro Falconery Rios (à tarde), e Tanquinho, no Colégio Novis Filho (que aconteceria na sexta-feira).

(Por Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top