História

64: Ossada que pode pertencer a guerrilheiro baiano é exumada em Palmas do Monte Alto

Foi exumada de terça-feira (29) a quinta (31/08), uma ossada que pode pertencer ao guerrilheiro baiano João Leonardo da Silva Rocha, morto em confronto com a Polícia Militar em junho de 1975, na cidade de Palmas do Monte Alto.

Segundo o G1, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) confirmou que a ossada estava no cemitério municipal. Uma das 136 pessoas reconhecidas como mortos por participação de atividades políticas na ditadura militar, João era estudante de Direito, dirigente do Movimento de Liberação Popular (Molipo) e integrante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e teria sido morto aos 36 anos.

A ossada será encaminhada ao Instituto Médico Legal em Salvador (IML) e um perito da Secretaria Nacional de Segurança Pública fará o exame antropológico a partir dos restos mortais. “O exame antropológico tem capacidade de exclusão. Determinar se é masculino e feminino, idade aproximada, altura, dados sobre a pessoa e, dependendo do que encontrar, fraturas ou ferimento do que levou a pessoa à morte”, explicou a coordenadora-geral da CEMDP, Cristina Schein.

Dependendo da condição da ossada, uma amostra poderá ser enviada para realização de exame de DNA em Brasília. Ainda não há prazo para resultado dos exames. A retirada dos ossos foi acompanhada pelo irmão mais velho de João, Mário Rocha Filho, que desde 2014 havia cedido material genético no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, em caso de uma possível exumação da ossada do irmão (Informações do G1BA/ Foto: Divulgação / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

O Portal Interior da Bahia foi criado para possibilitar maior espaço para as notícias dos municípios baianos, com abrangência em todo o Estado e sobre gêneros variados.

Copyright © 2015 InteriorDaBahia.com.br Jornalista Responsável - Evandro Matos DRT/BA N° 2.591 - (75) 9181-8560 - contato@interiordabahia.com.br

To Top