Política

Ciro fará primeira visita à Bahia até primeira quinzena de outubro

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República no próximo ano, desembarca na Bahia entre o final deste mês e inicio de outubro.

A informação foi dada nesta terça-feira (12) pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente da legenda brizolista na Bahia.

“A gente ainda vai combinar o dia. Deve ser no final desse mês, mas não está marcada ainda. Essa semana ainda a gente fecha a agenda de Ciro, ou no final desse mês ou no inicio do próximo”, disse o parlamentar, que será o responsável pela organização da agenda do presidenciável na Bahia, que é o quarto maior colégio eleitoral do país.

Durante a visita de Ciro, que já era bastante cobrada pelos seus admiradores e militantes do PDT, o pré-candidato vai fazer uma visita à Assembleia Legislativa do Estado, a convite do presidente Ângelo Coronel (PSD), um encontro com o governador Rui Costa (PT), além de ministrar uma palestra na Faculdade de Economia da Ufba.

Na sua passagem por Salvador, o presidenciável também poderá ter um encontro com os militantes pedetistas na sede do partido, na Mouraria, conforme foi discutido na reunião mensal das executivas estadual e municipal desta terça-feira (12).

Apesar de ainda não ter a pauta definida, na Ufba o tema a ser debatido será um misto de politica e economia, conforme adiantou o deputado Félix Junior.  “A pauta é bem politica, mas, na Ufba, os temas são reforma tributária, entre outras coisas”, explicou.

Em BH, Ciro detona Dória e acusa Lula por ter nomeado Geddel

De passagem por Belo Horizonte nesta terça-feira (12), onde participou de um congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou que o povo brasileiro só elegerá um político como o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para a Presidência da República se tiver tendência suicida. Ciro também fez críticas ao ex-presidente Lula (PT) e disse que o presidente Michel Temer (PMDB) só sai do cargo por renúncia ou morte.

Ao falar ao jornal O Estado de Minas sobre a tendência de outsiders como Doria se terem apresentado bons resultados na política nas últimas eleições, o ex-ministro disse que o prefeito de São Paulo “é um velho político” que participou do governo Sarney. “(Doria) faz marquetagem, enganando os bobos, mas a máscara está caindo como farsante que é”, disse.

Ciro disse não acreditar que Dória tenha condições de se eleger presidente. “Para chegar à presidência um quadro dessa natureza, só se o povo brasileiro estiver com compulsão suicida muito grave. Porque, parte do que estamos pagando deve-se à experiência da Dilma, uma pessoa não treinada ter como primeira experiência a presidência da república”, disse.

Ciro Gomes disse também que a tese do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que as denúncias que pesam contra ele são perseguição, não se sustenta mais depois da delação do ex-ministro do seu governo Antônio Palocci. Segundo ele, a fala de um dos principais aliados do petista “fere o centro da narrativa de Lula e do PT”.

“Na medida em que o braço direito do Lula, como eu sei que era o Palocci, faz isso, fica muito difícil sustentar essa narrativa, ou pelo menos atribuí-la ao inimigo”, disse. Ciro afirmou que, mesmo que Lula prove ser inocente, ele tem responsabilidade política pela nomeação de quadros como o próprio Palocci e Geddel Vieira Lima (PMDB/BA), que escandalizou o país na semana passada quando a Polícia Federal descobriu um bunker com R$ 51 milhões em Salvador.

O pré-candidato acredita que o presidente Michel Temer se manterá no poder até 2018, mesmo com as novas acusações que pesam contra ele. De acordo com Ciro, o peemdedebista só sairá por “renúncia ou morte”, pois os atos para tirá-lo do poder dependem da Câmara dos Deputados. Para ele, o Congresso já se mostrou “corrupto” e “subornável”. (Da redação, com informações/ Fotos: Site do PDT/ O Tempo e O Estado de Minas).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top