Cultura

‘Canudos e Conselheiro’ é tema de palestra hoje de Antônio Olavo

Nesta quinta-feira (28), a partir das 14h30, o cineasta Antônio Olavo profere uma palestra sobre o tema “Canudos e Antônio Conselheiro: 120 anos de história e memória”. O evento acontece no auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia, na Ladeira de Quintas No. 50, em Baixa de Quintas, Salvador. Os interessados, que terão direito a certificado, podem se inscrever pelo email: [email protected] .

O evento faz parte das discussões sobre a Guerra de Canudos, que está completando 120 anos do seu final. Passados mais de um século de memória, Canudos é o acontecimento histórico que mais desperta interesse de estudiosos, pesquisadores, estudantes, artistas e do público brasileiro em geral.

Neste ano de 2017, estamos rememorando também os 120 anos da morte de Antônio Conselheiro, ocorrida no dia 22 de setembro de 1897.

Para o cineasta Antônio Olavo, um dos maiores conhecedores da história de Canudos, principalmente pelas suas pesquisas in loco, Antônio Conselheiro não é só o grande líder da luta que marcou o final do século XIV no sertão da Bahia, como um vulto da nossa história.

“Conselheiro foi o grande líder da comunidade canudense, e ao longo de sua vida construiu uma trajetória que o coloca como um dos mais importantes vultos da história do Brasil”, destacou Antônio Olavo.

Seminário

No último dia 21, o tema foi discutido no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, durante o “Seminário Antônio Conselheiro: 120 anos de história”. O evento, que teve a organização do Museu Eugênio Teixeira Leal e da Portfolium, contou com a coordenação de Eliene Bina, Antônio Olavo, Roberto Dantas e Pedro Barboza. A mesa terá como debatedores o cantor Gereba, o historiador Manoel Neto, o cineasta Antônio Olavo e o professor Pedro Barboza.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top