Educação

Caravana do IAT retoma visitas a Salvador e é recebida com carinho em escolas de Cajazeiras

A Caravana do Instituto Anísio Teixeira-IAT retomou as visitas em Salvador e Região Metropolitana nesta quarta-feira (27), com passagens em duas escolas estaduais no bairro de Cajazeiras. As visitas aconteceram pela manhã, no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, e à tarde, no Colégio Estadual Rafael Oliveira.

A chegada ao Colégio Luiz José de Oliveira foi marcada pela alegria dos estudantes, que ao avistarem o diretor Desidério Bispo de Melo (professor da escola há 19 anos), vieram em sua direção para abraçá-lo. “Professor, que bom o senhor aqui” e “Professor, o senhor está fazendo muita falta”, foram as frases mais pronunciadas por eles, desde a chegada ao portão até os espaços nos corredores e salas.

E foi também neste clima que os professores e o diretor Nadilson Andrade receberam a Caravana do IAT, que durante quase duas horas desenvolveu atividades e orientações para os estudantes sobre a Prova Brasil. Com o uso do método lúdico, mais uma vez a música serviu de elemento facilitador para a boa interação entre professores e alunos.

“Eu adorei as dinâmicas apresentadas, pois eu nunca fui um estudante bom em matemática. Mas a forma com que apresentaram me fez  aprender bem mais fácil”, disse o estudante do 3º. ano Carlos Vinícius da Silva, 17 anos. “Eu adorei essa visita a nossa escola, porque trouxe questões importantes sobre a Prova Brasil e apresentou dinâmicas que vão facilitar muito o meu aprendizado”, acrescentou a colega Iasmin  Brito, 17.

Sempre dando suporte à Caravana, o diretor Nadilson Andrade também avaliou a sua importância para a instituição de ensino. “Essa visita do IAT à nossa escola foi muito legal, no sentido de que está orientando os alunos a como realizarem a Prova Brasil, e que a nota que eles vão dar vai refletir diretamente na escola. Por isso, essas explanações colocadas pelos professores foram de grande valia”, comentou.

Outro colégio

À tarde, a equipe do Instituto Anísio Teixeira se deslocou para o Colégio Estadual Rafael Oliveira, também em Cajazeiras. Utilizando as mesmas técnicas, a interação com os alunos também teve o mesmo êxito da manhã. Com os estudantes concentrados, as dinâmicas dos professores André Luiz e Jaime Santos vão colaborar bastante para que eles alcancem a performance desejada pela escola durante a realização da Prova Brasil.

“A visita do IAT hoje, aqui, em nossa escola, foi muito importante, porque trouxe informações que nós não conhecíamos sobre a realização da Prova Brasil, tirou duvidas, e nos ensinou como responder questões matemáticas de forma mais simples”, pontuou a estudante Jaiana Oliveira, 17 anos. “Eu curti muito esse encontro, pois os professores apresentaram os conteúdos de uma forma prática e dinâmica, motivando toda a turma a querer estudar mais a matemática e a língua portuguesa”, completou Erros Oliveira, 18.

Agradecida pela presença da Caravana do IAT, a diretora Tatiana França fez questão de acompanhar as atividades na sala, junto com os alunos. “Eu achei de extrema importância a presença do IAT aqui hoje em nossa escola, e a participação direta do estado, juntamente com nós, professores,  esclarecendo para os nossos estudantes o objetivo da  Prova Brasil, já que muitos não sabiam qual a importância da participação deles na realização dessa prova”, disse a diretora.

No final, o diretor Desidério Melo avaliou a passagem da Caravana do Instituto Anísio Teixeira pelas duas escolas de Cajazeiras. “Tendo em vista a aproximação da Prova Brasil, que ocorre entre os dias 23 de outubro a 03 de novembro, nós resolvemos intensificar,  explicando o que é e como realizar a  prova nas escolas daqui de Salvador e da Região Metropolitana. Trabalhamos os conteúdos de matemática de uma forma lúdica, utilizando jogos e descontração, buscando aproximar o IAT da comunidade escolar, onde contamos com a participação de estudantes do 3º ano”, disse o diretor. (Por Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top