Economia

Aneel anuncia taxa extra ainda maior em conta de luz de outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nessa sexta (29) que durante o mês de outubro a bandeira tarifária cobrada nas contas de energia será vermelha (patamar 2). Nessa graduação, são cobrados R$ 3,50 a cada 10 quilowatts-hora consumidos.

Durante o mês de setembro, a bandeira tarifária amarela esteve em vigor, nela o consumidor pagava R$ 2 a cada 100 kWh consumidos. A situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou nível preocupante e é preciso reforçar ações de uso consciente e combate ao desperdício de água.

O diretor-geral da Aneel Romeu Rufino afirmou que a decisão de utilizar a bandeira vermelha foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas em função do tempo seco. A definição leva em conta, além de outros fatores, as projeções de chuva nas áreas dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo.

Bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias variam de acordo com a demanda de conscientização. Em época de pouca chuva e queda do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, a produção de energia diminui. A compensação dessa queda vem do acionamento de usinas térmicas, a carvão, que são mais caras.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para possibilitar uma cobrança extra na conta de luz para bancar o maior custo na produção de energia. (Informações do Diário do Poder).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top