Educação

Professoras de Riachão, Feira e Ipirá participam de Simpósio sobre Língua Portuguesa na Europa

Três professoras do interior baiano, que recentemente concluíram o mestrado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estão em Portugal (Europa) participando do VI SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa: Tatiane Santos de Araújo (do Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, em Ipirá), Andréia Alves Carneiro Sampaio (da FAT- Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana e da rede municipal de Terra Nova) e  Edinage Maria Carneiro da Silva (do CETEP Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe).

Com o tema ‘União na diversidade’, todos os participantes são de países que têm o português como língua oficial e outros estudiosos da língua de lugares/ universidades diferentes (ou seja, onde o português é estudado como língua estrangeira).

As professoras participaram do Simpósio 4, que é coordenado pelo professor Adeitalo Pinho (UEFS) e Mauro Póvoas  (FURG), que tem várias sessões de comunicação voltadas para a literatura brasileira. “O SIMELP como um todo abordou trabalhos tanto voltados para a língua em si como para a literatura”, explicou a professora Edinage (Naná).

Segundo as três professoras, que enviaram as informações pelo WhatsApp, o Simpósio teve conferências, mesas-redondas, comunicações, apresentações culturais, lançamento de livros, conversas com escritores, além da apresentação de trabalhos dos  estudiosos e pesquisadores das universidades.

Durante a estadia em Portugal, os educadores baianos aproveitaram para visitar a famosa Universidade de Coimbra, com a qual ficaram deslumbrados, além de visitarem outros países europeus, como França e Itália. A equipe retorna para a Bahia neste sábado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top