Meio Ambiente

Pé de Serra: Incêndio atinge Serra do Leão e queima área turística

A conhecida Serra do Leão, que forma um par perfeito com a Serra do Bugio, no município de Pé de Serra, no Território da Bacia do Jacuípe, sofreu um forte incêndio na última sexta-feira (10), deixando a população bastante ressentida. O fogo começou por volta das 16h30 e só foi contido depois das 21h, após um grande esforço de voluntários e de membros da Anjos da Guarda, de Riachão do Jacuípe.

Segundo informações do ex-secretário de Administração do município, José Raimundo Cordeiro, mais conhecido por Birineco, o fogo queimou boa parte da serra. “Foi mais na parte superior, justamente onde as pessoas gostam de visitar, onde tem um cruzeiro”, disse ele, que no sábado falou sobre o assunto no Panorama Regional, na Rádio Jacuípe.

Ainda de acordo com o ex-secretário, o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foi comunicado sobre o incêndio, mas não chegou a ir até o município. “Eu não sei o que eles alegaram para não vir, mas soube que foram comunicados”, comentou.

Para apagar o incêndio, os moradores usaram carros pipas de particulares e, com baldes e vassouras, subiram o morro para ajudar aos funcionários da Prefeitura. “Acho que foi um pouco de cada um e a mão de Deus que ajudou a controlar o fogo”, disse Birineco, respondendo quem teria conseguido conter as chamas.

Deputado se solidariza

Atento aos problemas do município, o deputado federal Paulo Azi (DEM) se solidarizou com a população, enviando uma nota através de sua assessoria. Na nota, além de prestar solidariedade, Azi comenta sobre a bravura dos moradores, “que enfrentaram o incêndio que começou à tarde e só foi debelado por volta das três da manhã” (do dia seguinte). Confira:

“A Serra do Leão é o símbolo do município de Pé de Serra, foi comovente ver o esforço da população que, com as próprias mãos, ajudou a Prefeitura a controlar o grande incêndio madrugada adentro. Apesar da solidariedade, o clima na cidade é de tristeza e consternação. Espero que as autoridades apurem se o incêndio foi criminoso. Deixo aqui a minha solidariedade ao bravo povo de Pé de Serra”, escreveu Paulo Azi.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top