Economia

Aleluia articula encontro de Temer com a Bamin para gerar 35 mil empregos na Bahia

Uma audiência entre os dirigentes da Eurasian Resources Group (ERG), Alexander Machkevitch e Alijan Ibragimov, com o presidente Michel Temer, realizada nesta segunda-feira (13/11), em Brasília, deve destravar investimentos da ordem de US$ 2,5 bilhões previstos para o complexo mineral da Bamin, em Caetité, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul. O montante de recursos a serem investidos deve gerar 35 mil empregos diretos e indiretos no estado.

 

Articulador do encontro, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) está confiante no importante passo dado. “O presidente Temer ouviu do líder do grupo controlador da Bahia Mineração (Bamin) que a companhia está pronta para investir no estado, aguardando apenas o edital de licitação do governo federal”, diz ele, que estava presente à reunião.

 

Com as obras da Fiol paralisadas desde a gestão da ex-presidente Dilma Roussef, e o Porto Sul sem sair do papel, a Bamin está impedida de escoar a sua produção de ferro. Segundo Aleluia, os empecilhos burocráticos que emperram o desenrolar do projeto foram alvo de críticas do empresário.

 

“Quando estivemos com os representantes da empresa em Astana, no Cazaquistão, ouvimos que eles atuam em 30 países e nunca uma licença ambiental demorou tanto quanto na Bahia”, assinala o deputado baiano, destacando o absurdo de, depois de sete anos, o empreendimento ainda estar sem operar.

 

“É hora de agilizar esses investimentos que serão responsáveis por gerar nove   mil empregos diretos e 35 mil no total. E tudo isso no interior, que é onde mais precisamos. Não podemos continuar nessa morosidade do governo estadual para captar grandes obras”, afirma Aleluia. A reunião ainda contou com a participação do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, e do vereador de Salvador Alexandre Aleluia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top