Educação

Instituto Anísio Teixeira promove Aula Magna do CATE 2, com 1.900 professores inscritos

Foi realizada nesta quinta-feira (30/11), a aula inaugural do Curso e Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais – CATE 2, uma parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O evento aconteceu na sede do órgão, em Salvador, das 9h20 às 12h30, e tem como objetivo aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

A Aula Magna foi proferida pela professora Jacqueline Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Rede Pública Estadual de Educação Básica. Durante a conferência ela trouxe a temática da Educação e Tecnologias e tratou da prática pedagógica, do fazer do professor em sala de aula e das tecnologias da Informação e Comunicação na educação.

A professora também abordou temas da chamada cibercultura, tais como a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. A professora Jacqueline contemplou na sua fala ainda conceitos que se preocupam com uma postura crítica diante das tecnologias como  perda ou exploração da privacidade, cibercrimes, pós verdades e fake news.

Coordenador de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, o professor José Renato Gomes de Oliveira explicou a importância do curso, que vai contemplar cerca de 1.900 professores e coordenadores. “Na educação a distância ocorre uma oportuna quebra de paradigmas em que o papel do aluno e do professor deve ser ressignificados e novos hábitos devem ser adquiridos, como a autonomia, afiliação tecnológica e motivação, para que ocorra o ensino e a aprendizagem significativos”, destacou.

Autoridades prestigiaram

O evento contou com as presenças de autoridades como Desiderio Bispo de Melo (Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira), Professor Jader Albuquerque (Diretor da Universidade Acadêmica de Educação à Distância da UNEB, em substituição ao Reitor José Bites Carvalho), Emanuel Rosário (Professor da UNEB, em substituição a Marcelo Ávila, Pró-Reitor de Administração e Vice-Reitor eleito da UNEB), Deraldo Moraes (Tenente Coronel da Policia Militar da Bahia), além de Marilene Bretas (vice-coordenadora da APLB) e Danilo Baqueiro (Diretor de Formação do IAT).

De forma objetiva o diretor geral do IAT, Desiderio Melo, saudou os presentes e agradeceu a celebração do convênio à direção da UNEB, aos secretários Manoel Vitório e Valter Pinheiro e desejou boa sorte aos professores e coordenadores que se inscreveram para o curso.

“Quero agradecer aos que colaboraram para que esse curso acontecesse, aos organizadores desse evento, e desejar boa sorte aos nossos professores, que terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, possibilitando melhoria nos seus salários”, pontuou.

O Professor Jader Albuquerque destacou as parcerias que a UNEB vem fazendo no Estado e se mostrou muito contente com a que foi celebrada com o Instituto Anísio Teixeira. O Tenente Cel Deraldo Moraes também destacou a parceria da Policia Militar com o órgão vinculado à Secretaria de Educação, citando o curso de Capacitação realizado neste semestre. Já Marilene Bretas, da APLB, criticou o atraso do CATE 2, mas destacou vantagens e conquistas que a classe terá com o curso.

O Professor Emanuel Rosário explicou que “o CATE 2 será realizado na modalidade de Educação à Distância, com uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos participantes acessá-lo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem”. Ele também respondeu perguntas vindas do público que ajudaram a tirar dúvidas, inclusive dando garantias sobre o sucesso do projeto.

O evento foi prestigiado também pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, que reconheceu a sua importância e desejou boa sorte aos professores.

“Eu fiz um esforço para estar aqui e quero aproveitar para parabenizar o IAT e desejar boa sorte e todos”, destacou Pinheiro, que precisou sair mais cedo do evento devido a outros compromissos em sua agenda.

Mais informações do curso

Esta é a segunda edição do Curso e Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais – CATE 2, celebrado através da Portaria Nº 325, de 18 de janeiro de 2017, cujo objetivo é aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

O curso, com direito a monitor, terá dois módulos, exigirá nota 7 (sete) e 75% de frequência obrigatória por parte dos professores  e coordenadores inscritos. As aulas começam nesta sexta-feira (01 de dezembro de 2017) e tem previsão de encerramento em setembro de 2018. (texto: Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues e Fabio Gonçalves).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top