Esporte

Jornalista acerta 100% sobre as equipes rebaixadas na Série A

Somente na última rodada do Campeonato Brasileiro, encerrado no último domingo (03), os clubes rebaixados para a Série B em 2018 foram conhecidos: Atlético-GO, Ponte Preta, Avaí e Coritiba. E foram justamente estas as equipes apontadas pelo jornalista Evandro Matos, diretor do site Interior da Bahia, numa projeção feita na 22ª rodada e com ajustes na 28ª rodada.

De acordo com a projeção feita pelo jornalista (na 22ª rodada) seriam rebaixados o Atlético-GO, Ponte Preta, Avaí e Chapecoense. Como previsto e divulgado, a projeção poderia sofrer um ajuste na 28ª rodada, o que acabou acontecendo, mas apenas com uma alteração: a exclusão da Chapecoense e inclusão do Coritiba (na foto abaixo).

Com os 100% de acerto, Evandro Matos afirma que o resultado final não foi por acaso e explica como foi feita a projeção. “Nós separamos as dez equipes com menor pontuação para fazermos a projeção, embora desde então deixamos o Atlético-MG de fora, que naquele momento tinha um ponto a menos do que alguma das equipes incluídas”, explicou.

“Após definirmos as dez equipes que disputariam o Z4, avaliamos os confrontos rodada a rodada, os jogos em casa, os fora de casa, os elencos e o poder de reação que cada uma teria na competição. A partir disso, pegamos os pontos acumulados pelas equipes até então e adicionamos aos que seriam conquistados até a última rodada para chegarmos aos números finais”, acrescentou o jornalista.

Na avaliação de Evandro Matos, o elenco e o poder de reação nas rodadas futuras seriam fundamentais para que a equipe escapasse da degola. “Esse foi o caso, por exemplo, do São Paulo. Quando fizemos a primeira projeção, a equipe paulista estava na zona de rebaixamento, mas avaliamos que com o elenco que tinha, notadamente a partir da chegada de Hernanes, o time teria poder de reação. E foi o que aconteceu”, pontuou Matos.

Evandro projetou ainda as dificuldades que o Vitória, Coritiba e Ponte Preta teriam até a última rodada, e que, no caso do rubro-negro baiano, dependeria muito do resultado do BA-VI. “Pois é, foi o que aconteceu. O Vitoria perdeu o clássico e sua situação foi se complicando. Apesar da reação comandada por Mancini, se não fossem os ‘milagres’, a tragédia teria acontecido”, concluiu.

Matos projetou que o Atlético-GO chegaria a 36 pontos (chegou a 36), a Ponte Preta a 45 (chegou a 39), o Avaí a 45 (chegou a 43) e o Coritiba chegaria a 44 (chegou a 43).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top