Cultura

Concurso de máscaras, alegoria e desfile de baianas repete tradição na Festa do Padroeiro de Ichu

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Concurso de Máscaras, Alegorias e o Desfile de Baianas proporcionaram mais uma vez momentos especiais para quem se deslocou na última sexta-feira, dia 09, até a cidade de Ichu, na região sisaleira da Bahia.

Foi um momento marcante, tanto que Nossa Senhora Aparecida fez questão de aparecer e acompanhar de perto a festa do Sagrado Coração de Jesus, tradicional na cidade.

De acordo com o site Ichu Noticias, as ruas da cidade foram tomadas por diversos animais, insetos e outros bichos que saíram da floresta trazendo um colorido mais que especial.

Talvez já prevendo chuva, Noé chegou com a sua arca cheia de animais, não se sabe  quantos de cada espécie, mas ele estava atento em preservar os bichinhos.

De certa tribo, também chegou o cacique forte e imponente desbravando praças e avenidas da cidade de Ichu, e preparado para atacar em caso de necessidade.

As baianas também deram um brilho especial à festa, que foi animada pela Orquestra Muvuka da cidade de Pé de Serra. Ao som de muitas marchinhas, as mulheres vestidas de branco se esbaldavam pelas calçadas.

Numa manifestação cultural de tanta tradição não poderia faltar figuras folclóricas e antigos moradores da cidade, a exemplo do senhor Victor Maximiano, que todos os anos realiza a tradicional reza em Louvor a São Roque e o Queima de Judas.

Como acontece todos os anos, também houve prêmios em dinheiro para as máscaras e alegorias, além de brindes que foram sorteados para as baianas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: