Política

Ciro fará caravana em vários estados para se firmar como opção a Lula e Bolsonaro

Estacionado com 7% nas pesquisas de intenção de voto, o candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, iniciará no próximo mês uma investida para tomar maior protagonismo na disputa. Com pré-campanha hoje polarizada entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSC), o ex-ministro fará caravana pela região do Cariri na busca por se firmar como alternativa, uma “3ª via” no pleito.

Batizada de “Caravana 12”, o evento percorrerá 14 municípios do Cariri entre os dias 1º e 3 de março. A ideia é sair de Caririaçu e ir até Icó, aproveitando o percurso para divulgar a candidatura de Ciro e agregar novos filiados ao PDT.

Além do próprio candidato, participarão também o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, o ex-governador Cid Gomes, o deputado federal e presidente do PDT do Ceará André Figueiredo, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque, entre outros.

“É uma forma de interiorizar não só a campanha do Ciro, mas as bandeiras do PDT. Como temos uma candidatura cearense, tem todo esse simbolismo. Vamos começar pelo Cariri, mas a ideia é levar para vários estados”, diz o deputado federal e presidente do PDT-CE, André Figueiredo. Segundo ele, outra caravana deve ser feita ainda em março no norte do Estado.

Entre as principais bandeiras do partido, ele destaca a contestação às reformas hoje tocadas pelo governo Michel Temer (MDB). “Nós estamos na trincheira contra a reforma da Previdência. Temos a convicção de que o Brasil precisa de reformas, mas não dessa forma completamente absurda que está sendo feita, com o peso caindo sobre a base da pirâmide”, diz Figueiredo.

“Não se questionam, por exemplo, os lucros exorbitantes do sistema financeiro. Então, estamos aí apresentando uma outra maneira, porque esse ano é um ano em que o Brasil precisa voltar a ter esperança nos olhos “, argumenta Figueiredo, acrescentando ter estendido convites a várias lideranças regionais da sigla, incluindo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, prefeitos do interior, deputados e vereadores.

Roteiro da Caravana

No dia 01/03 a ‘Caravana 12’ estará nas cidades de Caririaçu, Juazeiro do Norte e Crato; dia 02/03 percorre os municípios de Missão Velha, Barbalha, Jardim e Penaforte; no dia 03/03 a Caravana chega a Milagres, Barro, Ipaumirim e Icó, todas no Vale do Cariri.

Para além do fortalecimento de bandeiras de Ciro e do PDT, evento também deve ser produtivo para candidatura à reeleição de Camilo Santana (PT). Durante a passagem, é esperada ainda a filiação de uma série de prefeitos, secretários e vereadores da região ao PDT, como, por exemplo, a prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado (ex-PSL).

Sobre “paralisia” de Ciro nas pesquisas, Figueiredo minimiza: “A candidatura do Ciro tem crescido. 1%, 1,5%, mas sempre cresce. Tem que ver o contexto. Fora Lula e Bolsonaro, todos os outros estão no mesmo patamar, então o Ciro tem uma consistência de crescimento, que com essa estratégia deve crescer, principalmente com a massificação no Interior”, avalia.

O presidente do PDT cearense também destaca a força do candidato com a “camada formadora de opinião”. “O que temos visto nas pesquisas é muito isso, então temos convicção de que o Ciro é um forte candidato ao segundo turno. Estamos trabalhando para isso”, diz.

Adesões

Além de prefeitos do Interior, o PDT pretende filiar também o deputado estadual Osmar Baquit (ex-PSD), em evento marcado para o próximo dia 23. O plano do partido é, usando da força local de uma candidatura de Ciro, alavancar uma chapa forte para deputados estaduais e federais. (Com informações do jornal O Povo e edição do IB).

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: