Política

Para prender Lula, Polícia Federal arma esquema com 350 delegados e agentes

Condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a doze anos e um mês de prisão, o ex-presidente Lula será recolhido ao cárcere tão logo seu recurso contra a sentença seja julgado no TRF4, o que deve ocorrer a partir do próximo dia 23. A cadeia, se nenhuma reviravolta acontecer, é uma questão de dias.

Reportagem de Veja desta semana mostra os preparativos da Polícia Federal para cumprir a ordem de prisão contra a maior estrela do petrolão. O trabalho para o “Dia D” da Lava-Jato – como tem sido chamado na corporação – é sigiloso e envolve 350 agentes, avião e apoio da Polícia Militar.

Sem algemas – Ciente do peso da biografia do alvo, a PF quer evitar erros cometidos em ações anteriores, para não vitaminar o discurso de Lula segundo o qual ele tem sido vítima de uma caçada judicial. Já foi acordado, por exemplo, que não haverá o uso de algemas nem de camburão.

A Polícia Federal espera deter o petista em sua casa em São Bernardo do Campo (SP) e listou cinco locais onde o ex-presidente pode começar a cumprir sua pena na Lava-Jato. (Fonte: Veja).

Nota da Tribuna da Internet: Enviada pelo sempre atento Antonio Carlos Fallavena, a matéria da Veja é interessante e especulativa, porque a prisão de Lula será decidida pelo juiz Sérgio Moro, que tem a competência de executar o acórdão do TRF-4. O Tribunal mandará descer o processo para a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e o magistrado decidirá como dar cumprimento à execução. Pode mandar prender Lula e levá-lo para Curitiba, mas pode também determinar apenas a prisão domiciliar dele, por ser réu primário e com bons antecedentes. Como se sabe, o juiz é o senhor do processo e pode decidir no sentido de que direitos e garantias individuais sejam observados. Em tradução simultânea, portanto, a prisão de Lula depende exclusivamente do juiz Sérgio Moro. (Carlos Newton).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: