Mundo

Todas as crianças e o técnico são resgatados de caverna na Tailândia

Todas os jovens – doze meninos e um adulto de 25 anos – presos em caverna inundada no norte da Tailândia foram resgatados nesta terça (10). A expectativa era de que nesta terça, terceiro dia da operação de salvamento, fossem resgatados quatro jovens, mas as equipes conseguiram terminar os trabalhos de salvamento.

Nesta segunda (9), quatro crianças foram resgatadas pelas equipes, totalizando oito pessoas fora da caverna. Com os resgastes desta manhã, apenas uma criança e um adulto continuam presos dentro da cavidade.

Os meninos estão internados em quarentena para evitar possíveis infecções. Todos eles possuem algum problema no pulmão, dois deles com mais gravidade.

De acordo com a CNN, os resgatados ainda não encontraram com seus familiares, que não sabem quais meninos já saíram da caverna. As famílias concordaram em esperar até que todos tenham sido resgatados. As autoridades tailandesas não querem que as famílias dos meninos que saíram comemorem enquanto outras famílias ainda vivem em angústia pela espera dos garotos que continuam presos.

Desde o dia 23 de junho, 12 meninos de um time de futebol local e o técnico, de 25 anos, estão presos a 4 quilômetros de profundidade na caverna Tham Luang. Localizados na última segunda (2), após 15 dias de buscas, eles teriam entrado na caverna para se proteger do tempo ruim, porém uma inundação surpreendeu o grupo, que não conseguiu mais sair do local.

O resgate é feito uma pessoa de cada vez, com ajuda de dois mergulhadores. Para sair do local, é preciso usar equipamentos de mergulho e cilindros de oxigênio. Pelo fato da caverna estar completamente no escuro, a saída é feita com o auxílio de uma corda, que guia o caminho até a entrada da caverna. Em um dos pontos, é preciso equipamento de escalada para prosseguir até a entrada da cavidade.

Fazem parte da operação 90 mergulhadores, 40 deles tailandeses e 50 estrangeiros. A expectativa do governo local e dos especialistas é de que o trabalho de resgate dure até quatro dias. (Fonte: Agencias/ Foto; AFP).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: