Esporte

Com nervos à flor da pele, Bahia recebe o Vitória pelo Brasileirão

O Ba-Vi costuma ser um clássico carregado de tensão. Mas, neste ano, a rivalidade entre os times ganhou contornos mais acentuados. Seja pela lembrança do primeiro embate do ano, realizado em fevereiro, seja pelo contexto que envolve as equipes a esta altura da temporada. Às 16h deste domingo, é com os nervos à flor da pele que o Bahia vai receber o Vitória, que ainda tem feridas abertas deixadas pelo primeiro clássico de 2018. A partida é válida pela 14ª do Campeonato Brasileiro.

Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o clássico deste domingo terá torcida única. Desta forma, apenas tricolores acompanharão o Ba-Vi disputado na Arena Fonte Nova.

O Bahia

No Bahia, a palavra que resume o momento é “pressão”. Sob necessidade de deixar a zona de rebaixamento e iniciar uma campanha de recuperação, o Tricolor vai precisar lutar, também, contra o fator psicológico após um episódio lamentável de violência vivenciado pelos jogadores na última sexta-feira. No desembarque da delegação, após o empate em 1 a 1 com a Chapecoense, membros de uma organizada fizeram um protesto no aeroporto, que terminou com trocas de hostilidades e confusão com os atletas. O zagueiro Everson ainda foi perseguido no carro em que estava com a esposa e o filho.

Primeiro time do Z-4, o Bahia foca agora em superar a si mesmo e deixar para trás o momento de descontrole de parte de sua torcida. A equipe se concentra agora na força do “verdadeiro torcedor”, conforme nota divulgada no último sábado, para tentar bater o rival: com 13 pontos, o Tricolor pode ultrapassar o Vitória, que tem dois pontos a mais. A campanha como mandante em 2018 serve de bom indicativo. Em 22 jogos realizados em casa, foram 13 triunfos, sete empates e duas derrotas, aproveitamento de 69%.

Além dos bons resultados conquistados em 2018 na Arena Fonte Nova, o Bahia defende um tabu em clássicos. São oito Ba-Vi’s de invencibilidade. A última derrota ocorreu na semifinal da Copa do Nordeste disputada em abril de 2017, há mais de um ano. Neste intervalo, a torcida azul, vermelha e branca comemorou cinco triunfos. Três clássicos terminaram empatados.

Ainda sem Nino, com dores no joelho, Enderson Moreira deve manter Bruno na lateral. Destaque tricolor contra a Chapecoense, Gilberto terá a chance de atuar pela primeira vez diante da torcida. O Bahia deve ser escalado com Anderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius e Zé Rafael; Edigar Junio e Gilberto.

O Vitória

No lado rubro-negro, o primeiro clássico do ano ainda evoca desconforto. Em fevereiro, o Bahia venceu no Barradão por W.O., após o Vitória ter cinco expulsos e ficar sem condições de seguir em campo. A partida deixou feridas ainda não cicatrizadas que serão relembradas neste domingo.

Por conta da briga generalizada ocorrida durante a partida e a expulsão de Bruno Bispo, que forçou o cartão vermelho, jogadores importantes foram suspensos e desfalcaram o time na reta final do estadual. O mesmo ocorreu com Vagner Mancini. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entendeu que o técnico ordenou que o zagueiro forçasse a expulsão para encerrar o jogo antes do tempo regulamentar. Os episódios ainda não foram superados pelo treinador, que agora, com time praticamente completo, vê a chance de transformar o primeiro clássico do Brasileiro em um “tira-teima”.

Para tentar vencer o Ba-Vi de domingo, o Vitória terá o retorno de Neílton. Principal jogador do time na temporada com 18 gols marcados, o atacante cumpriu suspensão na última rodada. André Lima, suspenso, desfalca a equipe, o que abre espaço para uma estreia no setor ofensivo. Recém-contratados, Bruno Gomes e Walter Bou disputam a vaga de centroavante titular. A tendência é que o Rubro-Negro entre em campo com Elias; Cedric (Lucas), Kanu, Aderllan e Bryan; Arouca, Fillipe Soutto, Neilton, Wallyson e Yago; Bruno Gomes (Walter Bou). Por GloboEsporte.com, Salvador.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: