Nordeste

Dano causado no canal do São Francisco surpreende; veja vídeo

Após análises feitas por técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI) no rompimento do canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, constatou-se que o dano causado ao trecho foi maior que o inicialmente previsto. Por isso, a restauração do canal, que fica entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco, só deverá ser concluída ao final desta semana. De acordo com a pasta, desde o início da ocorrência, os técnicos estão no local do ocorrido trabalhando 24 horas para a recuperação da estrutura.

Por apresentar suspeita de um ato criminoso, foi registrado um boletim de ocorrência. Segundo o MI, o “trecho havia sido inspecionado na manhã de sábado por equipes que fazem permanentemente o monitoramento das estruturas”. Por sua vez, a Polícia Federal (PF) de Pernambuco informou que, através da sua delegacia em Salgueiro, deu início aos procedimentos de investigações do ocorrido ainda no sábado. Em nota, a PF comunicou que “ainda é cedo e prematuro para afirmar se o rompimento foi criminoso até que todas as circunstâncias possam ser avaliadas”.

A PF ainda informou que formalizará as declarações do engenheiro técnico e dos responsáveis pela obra. Até o momento, não houve prisões.

Relatos dos moradores do entorno do canal afirmaram que a ação dos envolvidos tinha como objetivo desviar o curso de água do ponto para que ela fosse levada a um reservatório nas imediações. No momento do rompimento, houve desperdício de água. Segundo o MI, esse desperdício já foi contido, mas ainda não tem como mensurar a quantidade de água perdida.

As equipes do ministério foram designadas para verificar todo o perímetro e possibilidade de danos às comunidades locais. (Fonte: Folha de Pernambuco)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: