Eleições 2018

Jair Bolsonaro e Romeu Zema abrem vantagem em Minas Gerais

Se o segundo turno fosse hoje, Minas Gerais elegeria Jair Bolsonaro (PSL) presidente da República e Romeu Zema (Novo) governador. A pesquisa de opinião pública Paraná Pesquisas aponta vitória do capitão reformado para o Palácio do Planalto com 69,6% dos votos válidos, contra 30,4% para Fernando Haddad (PT). No estado, Zema vence Antonio Anastasia (PSDB) com 73,6% dos votos válidos, contra 26,4% do tucano. A pesquisa ouviu 1.750 eleitores em 82 municípios mineiros nos dias 9 e 10.

O nível de confiança é de 95%, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o levantamento, que ouviu exclusivamente o eleitorado mineiro, nos votos totais, 58,9% dos mineiros escolhem Bolsonaro, 25,8%, em Haddad, 10,2% dos entrevistados não votam em nenhum deles e 5,1% ainda não sabe em quem votar para a Presidência. Se considerados os votos válidos, que excluem nulos, brancos e abstenções, Bolsonaro tem 69,6% dos votos e Haddad, 30,4%.

Os entrevistados também responderam em quem eles votariam com certeza para presidente e em quem não votariam de jeito nenhum. Mais da metade (50,3%) disse que vota com certeza no candidato do PSL e pouco mais de um quinto (20,3%) no do PT. Já 31,3% não votam em Bolsonaro de jeito nenhum e 61,8% não consideram a possibilidade de escolher Haddad.

Independentemente da opção de cada eleitor, a pesquisa perguntou aos entrevistados quem eles acham que vai vencer as eleições presidenciais. Um total de 72,5% acredita que o militar será eleito presidente, sendo que 17,3% apostam no nome do petista. Chama atenção o fato de 31,9% dos eleitores de Haddad acharem que o adversário terá melhor desempenho nas urnas.

Em relação ao perfil dos eleitores, o capitão reformado tem a preferência de todos os segmentos e ganha entre homens, mulheres, jovens, idosos, entre aqueles com escolaridade desde o ensino fundamental ao ensino superior e também entre a População Economicamente Ativa (PEA) e desempregados.

Disputa para governador

Já na pesquisa para o governo do estado, 64,7% dos entrevistados responderam que votam em  Zema, 23,1%, em Anastasia, 7% nulos ou brancos e 5,1% não saben. Já no recorte por votos válidos – sem brancos, nulos e abstenções –, Zema tem 73,6% e Anastasia, 26,4%. A pesquisa investigou o potencial eleitoral e a rejeição de cada candidato. No caso de Anastasia, 15,3% responderam que com certeza votariam nele, 30,2% disseram que escolher o tucano é uma possibilidade e 52,2%não votariam em nenhuma hipótese nele. As mesmas perguntas foram feitas sobre Zema, e 53,4% disseram votar nele com certeza, 25,4% admitem e 17,7% nunca. (Informações: O Estado e Minas).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: