Educação

Seminário sobre os 35 anos do Instituto Anísio Teixeira terá renomados palestrantes

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro o Instituto Anísio Teixeira – IAT promoverá um importante Seminário para celebrar os seus 35 anos de fundação. O evento, que homenageará o professor Edivaldo Boaventura como seu idealizador, terá uma vasta programação com mesas redondas, palestras, oficinas, workshops, exibição de vídeo, cerimônia de premiação dos vencedores dos concursos “Prêmio IAT de Redação” e de “Socialização de Práticas Inovadoras” (comunicações orais), além de exposição fotográfica e apresentações culturais.

Distribuída durante os três dias, a programação prevê debates de importantes temáticas, como: As Contribuições do Instituto Anísio Teixeira para a Educação no Estado da Bahia, com Alfredo Matta (Ufba), Marcelo Farias Pinheiro (NTE-27) e Ana Cristina Rangel (IAT); Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, com Leticia Machado dos Santos (IAT) e Geraldo Seara (IAT); Formação Continuada de Professores: (Re)pensar os Processos Pedagógicos numa Perspectiva da Educação Contemporânea, com Andreia Maria Pereira de Oliveira (Ufba), Marize Souza Carvalho (Ufba) e Luís Márcio Santos Farias (Ufba); Anísio Teixeira: vida, obra e contribuições para a educação contemporânea, com os professores João Augusto Rocha, foto (Ufba), Maridaura Leda de Almeida Vita (Escola Parque) e Iracy Silva Picanço (Ufba).

Outro ponto importante do evento são as palestras com temáticas, como: Aspectos relacionados aos processos de ensino: aprendizagem por meio das metodologias ativas, com Charbel Niño El-Hani (Ufba); A Evolução da Educação no Brasil, com Roberto Sidnei Alves Macedo (Ufba); O legado de Anísio Teixeira para a Educação e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), com Yuri Wanderley Bastos (Ufba).

Atual diretor do IAT, Matheus Barreto Gomes destaca a importância da programação para celebrar os 35 anos de fundação do órgão. “Nossa preocupação era fechar uma programação que estivesse à altura do evento. Creio que, com a participação de educadores e pesquisadores renomados em todo o Estado, nós estamos atendendo a essa expectativa”, disse o diretor.

Histórico

O Instituto Anísio Teixeira foi fundado no dia 01 de junho de 1983, durante a gestão do governador João Durval Carneiro. O seu inspirador foi o Dr. Edivaldo Machado Boaventura, que era o Secretário de Educação da época. O primeiro diretor foi Hildérico Pinheiro de Oliveira, professor que havia trabalhado com o mestre Anísio Teixeira, patrono do órgão.

O foco inicial do IAT foi desenvolver estudos e pesquisas, que tinham como objetivo levantar dados para dar suporte aos professores e proporcionar a melhoria do ensino público na Bahia. A partir do início da década de 90, com a construção do Centro de Aperfeiçoamento de Professores, o foco passou a ser o de treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais de educação da rede pública estadual. Ao longo desses 35 anos, milhares de professores foram treinados, inclusive com parcerias com diversas universidades da Bahia e de outros estados.

Hoje, o órgão tem dado continuidade à política de formação de professores e experimentação de projetos, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área educacional.

Como chegar ao IAT

O Instituto Anísio Teixeira, também conhecido por IAT, está localizado na Estrada da Muriçoca, s/n, próximo ao Colégio Salesiano, Salvador/Ba. Quem vem do centro, segue a Av. Luís Viana Filho (Paralela) e faz o retorno no viaduto antes do Shopping Paralela, depois entra logo após a Faculdade Jorge Amado. Outra opção é entrar pelo viaduto de Pituaçu, seguir até o Ponto Alto e pegar a Estrada da Muriçoca.

Contatos: (71) 3116-9024/ 9003 / 3366-0193

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: